Minicurso: noções de primeiros socorros e técnicas de suporte básico de vida (sbv)

Autores

  • Claudiana Donato Bauman UNIMONTES
  • Hellen Veloso Marinho Rocha
  • Jean Claude Lafetá
  • Saulo Daniel Mendes Cunha
  • Simone Valéria Dias Souto
  • Viviane Carrasco

Resumo

O distanciamento social apresentado como medida não-farmacológica no contexto da pandemia da COVID-19, levou a comunidade acadêmica a tomadas de decisões que se relacionaram à prevenção da doença provocada pelo Sars-Cov-2 (ou novo Coronavírus). O teletrabalho foi instituído pelas instâncias superiores da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, desde o final da primeira quinzena de março de 2020 e as atividades em Tratamento Excepcional (regime domiciliar), estabelecidas pela Portaria Nº 036 – Reitor/2020 e prorrogadas pelas Portarias Nº 049 e Nº 053 Reitor/2020, foram estabelecidas. Nessa perspectiva, várias ações foram implantadas nas diversas áreas do saber da Universidade, no sentido amenizar as diferenças do ensino de um ambiente presencial em relação à transmissão de informações em ambientes virtuais. Trata-se de um Relato de Experiência, elaborado por uma equipe de professores do Departamento de Educação Física e do Desporto, Bacharelado e Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, relacionando o eixo Atividade Física e Saúde. A temática foi debatida através da realização de um “Minicurso” e transmitido por meio do canal do YouTube do curso de Educação Física da UNIMOMTES, intitulado: “Noções de Primeiros Socorros e Técnicas de Suporte Básico de Vida”. A atividade didática realizada de forma online, oportunizou a aprendizagem, inclusão e troca de experiências, a partir da problematização de situações cotidianas e se mostrou efetiva no sentido de proporcionar conhecimento básico mediante às situações de urgência e emergência e possíveis agravos que demanda conduta de primeiros socorros. Dessa forma, salientamos a importância do compromisso ético desta instituição pública, através do Curso de Educação Física/Bacharelado da Unimontes,de propiciar um momento de disseminação das técnicas e aprendizado para as pessoas, uma vez, que conhecimentos de utilidade pública dessa natureza, são fundamentais para a manutenção da vida, seja em atividades de vida diária ou atividades ligadas à prática profissional do profissional de Educação Física.

Palavras-chave: Noções de primeiros socorros. Técnicas de suporte básico de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (Brasil). Nota Técnica nº 04/2020. Orientações para serviços de saúde: medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). Atualizada em 31 mar. 2020. Disponível em: encurtador.com.br/amwOY Acesso em: junho. 2020.

BECKER, K. E.; MOLINA, F. C. Primeiros socorros nas escolas: opção ou necessidade?Anais do Seminário Internacional de Educação-SIEDUCA, n. 2, 2017.

BRASIL. Ministério da Saúde. Guia de Vigilância Epidemiológica – Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional pela doença pelo Coronavírus - 2020. Disponível em: https://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2020/April/20/doc-nota-tecnica-covid19---1-.pdf

BRASIL. Ministério da Saúde. Protocolo de Suporte Básico de Vida do SAMU. Brasília 2014.

COELHO, J. P. S. L. Ensino de primeiros socorros nas escolas e sua eficácia. RevCient ITPAC, v. 8, n. 1, p. 7, 2015.

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS (Minas Gerais). Instrução Técnica Operacional n.23 - Protocolo de Atendimento Pré-Hospitalar. Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2013. 169p.

GONZALEZ, M. M;etal.I diretriz de ressuscitaçãocardiopulmonar e cuidados cardiovasculares de emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia: resumo executivo. ArqBrasCardiol. [Internet] 2013 fev [acesso em 2020 ago 21]; 100(2):105-113. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo

KLEINMAN, M. E.; et al. Part 5: Adult basic life support and cardiopulmonary resuscitation quality. Circulation.2015;132(Suppl.2):S414-35.https://doi.org/10.1161/CIR.0000000000000259

LAFETA, J. C. Higiene e Primeiros Socorros na Educação Física. Montes Claros: Editora Unimontes, 2014. 88 p.

SOUZA, P. J. de; TIBEAU, C. Acidentes e primeiros socorros na Educação Física escolar. EfdeportesRevista Digital, Buenos Aires, 13 (127), 2008. Disponível em: http://www.efdeportes.com.Acesso em mai. 2014.

Downloads

Publicado

2020-11-24

Como Citar

BAUMAN, C. D.; ROCHA, H. V. M.; LAFETÁ, J. C. .; CUNHA, S. . D. M.; SOUTO, S. V. . D.; CARRASCO, V. . Minicurso: noções de primeiros socorros e técnicas de suporte básico de vida (sbv). RENEF, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 127–135, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/3177. Acesso em: 26 abr. 2024.