HABILIDADES MOTORAS E O COMPORTAMENTO DA LATERALIDADE DE IDOSOS PRATICANTES DE GINASTICA NA PRAÇA DO MARACANÃ NA CIDADE DE MONTES CLAROS/MG: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Lawrey Vanessa Rocha Soares Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

DOI:

https://doi.org/10.46551/rn2021121700048

Resumo

O objetivo do estudo foi descrever a análise das habilidades motoras e o comportamento da lateralidade em indivíduos acima de 60 anos, tendo em conta a participação em programas de exercício físico em contexto comunitário, onde os mesmos participam do Projeto Ginástica Para Todos na praça do bairro Maracanã na cidade de Montes Claros/MG. Para o efeito foram 5 indivíduos, todas do sexo feminino acima de 60 anos. A bateria de testes psicomotores foi aplicada por acadêmicos do 5º período do curso de Educação Física Bacharelado, da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Dos idosos avaliados no presente estudo observou-se que três idosas que praticavam atividade física todos os dias em um período de dois meses, obtiveram um desempenho melhor em relação ao equilíbrio e coordenação motora. Conclui-se que ao final dos testes aplicados para as idosas, os resultados demonstraram grande consistência e satisfação entre os domínios representativos de qualidade de vida, as idosas acreditavam que não conseguiriam executar os exercícios propostos com tanta facilidade, mas fizeram um grande e excelente trabalho, provando para si mesmas que a estratégia está nos exercícios físicos como base de prevenção e tratamento de grandes doenças na terceira idade.

Palavras-chave: Idosos. Habilidades motoras. Lateralidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-06-17

Como Citar

ROCHA SOARES, L. V. HABILIDADES MOTORAS E O COMPORTAMENTO DA LATERALIDADE DE IDOSOS PRATICANTES DE GINASTICA NA PRAÇA DO MARACANÃ NA CIDADE DE MONTES CLAROS/MG: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Eletrônica Nacional de Educação Física, [S. l.], v. 12, n. 17, p. 29–38, 2021. DOI: 10.46551/rn2021121700048. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/3124. Acesso em: 19 out. 2021.