SUPLEMENTOS ALIMENTARES։ QUAL O CONHECIMENTO ENTRE ADOLESCENTES?

Autores

  • WILLIAM CORDEIRO DE SOUZA PREFEITURA MUNICIPAL DE TRÊS BARRAS
  • IGOR ROZA Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro.
  • ANDRÉ DE CAMARGO SMOLAREK Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro.
  • LUIS PAULO GOMES MASCARENHAS Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro.

DOI:

https://doi.org/10.46551/rn2020101500040

Palavras-chave:

Adolescentes, Conhecimento, Suplementos Alimentares

Resumo

Objetivo։ Verificar o conhecimento sobre suplementos alimentares por adolescentes. Métodos։ Trata-se de um estudo descritivo do tipo survey. Assim, a amostra foi composta por 300 adolescentes (111 meninos e 189 meninas), com idades de 14 a 17 anos, da rede particular e pública do ensino médio do município de Irati/ PR. Foi aplicado aos adolescentes um questionário com perguntas abertas e fechadas relacionadas sobre conhecimento, uso e benefícios dos suplementos alimentares. Para a análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva composta por frequência percentílica (%). Resultados։ 92,55% já ouviram falar a respeito do assunto. 83,50% consumiram algum tipo de suplemento e 63,85% conhece alguém que utiliza.  Grande proporção respondeu não conhecer os objetivos do uso da Creatina (49,40%), do Nitrato/Oxido Nítrico (82,20%) e do BCAA (79,00%). Entretanto, grande maioria dos avaliados conhecem os objetivos de usar o Whey-Protein (47,30%) e a Cafeína (69,65%). Conclusão։ Foi possível verificar que grande proporção dos adolescentes já ouviu falar, consumiu ou conhecem alguém que consome algum tipo de suplemento. Destes, grande maioria respondeu não conhecer o objetivo do uso da Creatina, do Nitrato/Oxido Nítrico e do BCAA. Porém, conhecem os benefícios do Whey-Protein e da Cafeína.

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Referências

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Publicado

2020-07-22 — Atualizado em 2020-07-22

Versões

Como Citar

CORDEIRO DE SOUZA, W.; ROZA, I.; SMOLAREK, A. D. C.; MASCARENHAS, L. P. G. . SUPLEMENTOS ALIMENTARES։ QUAL O CONHECIMENTO ENTRE ADOLESCENTES?. Revista Eletrônica Nacional de Educação Física, v. 10, n. 15, p. 66 - 74, 22 jul. 2020.