El uso del juego Minecraft como herramienta pedagógica en Educación Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.46551/ees.v21n23a05Resumen
O artigo em questão, pretende investigar como o uso do jogo eletrônico Minecraft pode contribuir para promover a conscientização ambiental entre alunos do Ensino Fundamental II. O referencial teórico, tem como base, os trabalhos de José Manuel Moran, que discute a relação entre educação e tecnologias digitais. Através de uma revisão bibliográfica qualitativa, busca-se identificar como as metodologias ativas, em particular a gamificação, potencializa a aprendizagem e quais os benefícios e limitações surgem na implementação do jogo Minecraft em sala de aula. Os resultados sugerem que, se utilizado corretamente, o jogo pode enriquecer a experiência educacional, promovendo a compreensão dos conceitos ambientais por meio de criatividade e colaboração. No entanto, ressalta-se a necessidade de uma infraestrutura escolar adequada, formação continuada para professores e alinhamento aos objetivos curriculares, como desafios a serem superados para um uso eficaz e inclusivo do jogo na educação.
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