El uso del juego Minecraft como herramienta pedagógica en Educación Ambiental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46551/ees.v21n23a05

Resumen

O artigo em questão, pretende investigar como o uso do jogo eletrônico Minecraft pode contribuir para promover a conscientização ambiental entre alunos do Ensino Fundamental II. O referencial teórico, tem como base, os trabalhos de José Manuel Moran, que discute a relação entre educação e tecnologias digitais. Através de uma revisão bibliográfica qualitativa, busca-se identificar como as metodologias ativas, em particular a gamificação, potencializa a aprendizagem e quais os benefícios e limitações surgem na implementação do jogo Minecraft em sala de aula. Os resultados sugerem que, se utilizado corretamente, o jogo pode enriquecer a experiência educacional, promovendo a compreensão dos conceitos ambientais por meio de criatividade e colaboração. No entanto, ressalta-se a necessidade de uma infraestrutura escolar adequada, formação continuada para professores e alinhamento aos objetivos curriculares, como desafios a serem superados para um uso eficaz e inclusivo do jogo na educação.

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Biografía del autor/a

Maria Lissandra Silva, Escola Estadual Simeão Ribeiro dos Santos

Maria Lissandra Silva, Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Especialista em Educação Básica da Escola Estadual Simeão Ribeiro dos Santos, Minas Gerais, Brasil. Contato: marialissandra@yahoo.com.br. Orcid: https://orcid.org/0009-0001-7624-0604

Sávio Gonçalves dos Santos, UNIUBE

Sávio Gonçalves da Silva.  Doutor em Bioética pelo Programa de Pós-Graduação da Cátedra de Bioética da Unesco/UnB. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia/UFU. Professor do Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu pela Universidade de Uberaba (UNIUBE), Uberaba, Minas Gerais. Contato: savio.santos@uniube.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9314-8343

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Publicado

2025-07-16

Cómo citar

LISSANDRA SILVA, Maria; SÁVIO GONÇALVES DOS SANTOS. El uso del juego Minecraft como herramienta pedagógica en Educación Ambiental. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 21, n. 23, 2025. DOI: 10.46551/ees.v21n23a05. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/8502. Acesso em: 17 dic. 2025.