Educação? Educações... Por uma educação do campo no sertão de Minas

Autores

Resumo

Este artigo visa analisar os desafios aos quais o norte de Minas está sujeito na luta por uma educação do campo para as suas populações tradicionais. Para tal, apresenta a região e o contexto étnico-cultural, sua diversidade ainda por ser descoberta e conhecida, e os impactos sócio-econômicos e ambientais aos quais ficou sujeita a partir das décadas de 1960 e 70. Contextualiza a trajetória da educação do campo no sertão norte-mineiro, tratando das articulações, projetos e conquistas deste tema. Por fim, a partir do relato da história do Assentamento Tapera e da experiência da Escola Rural Geraizeira, aponta fatos importantes para a problematização e consolidação da escola local, e enumera desafios para o desenvolvimento da educação do campo nesta região.

Palavras-chave: Educação do campo. Populações tradicionais. Escola Rural Geraizeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARROYO, Miguel G. A educação básica e o movimento social do campo: articulação nacional por uma educação básica do campo. 1999. Coleção Por uma educação do campo. Nº 02. CNBB, MST, UNICEF, UNESCO. UnB. CONTAG, UNEFAB, UNDIME, MPA, MAB, MMC.

ARROYO, Miguel G. Pedagogias em movimento — o que temos a aprender dos Movimentos Sociais. Currículo sem Fronteiras, v. 3, n. 1, p. 28-49, jan. /jun., 2003.

ASSOCIAÇÃO NOSSA SENHORA DAS OLIVEIRAS & Centro de Agricultura Alternativa/NM. Relatórios do PAC/BID/INCRA, 2004 a 2006.

ASSOCIAÇÃO NOSSA SENHORA DAS OLIVEIRAS. Escola Rural Geraizeira — Projeto Político- Pedagógico. Assentamento Tapera. 2006.

BRANDÃO. Carlos Rodrigues. O que é educação. 40. ed. reimpressão. São Paulo: Brasiliense, 2001.

BRASIL. CENSO. IBGE. 1998 e 2000.

BRASIL. CNE/CEB. Parecer Nº 01/2006. Dias letivos para a aplicação da Pedagogia da Alternância nos Centros Familiares de Formação por Alternância (CEFFA). Brasília: MEC/SECAD, 2006.

BRASIL. Diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo. Grupo de Trabalho de Educação do Campo. Brasília: MEC/SECAD, 2002.

BRASIL. LDB/96. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Plano Nacional de Educação. Brasília: MEC/CONSED/INEP/UNDIME, 2001.

CAA-NM/INCRA/BID. Programa de Consolidação de Assentamentos — PAC/Assentamento Nossa Senhora das Oliveiras/Tapera. Montes Claros: CAA/NM, 2003.

COSTA, João Batista. Cultura, natureza e populações tradicionais: o Norte de Minas como síntese da nação brasileira In: Revista Verde Grande. Universidade Estadual de Montes Claros, Prefeitura Municipal de Montes Claros. v. 1, n. 3 (dez./fev. 2005). Montes Claros: Editora Unimontes, 2005.

DAYRELL, Carlos. Os geraizeiros descem a serra ou a agricultura de quem não aparece nos relatórios dos agrobusiness. In: Cerrado e Desenvolvimento — tradição e atualidade. Montes Claros: CAA/NM, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. RJ: Paz e Terra. 1987.

LUZ. Madel T. A construção da racionalidade científica moderna In. Natural. racional, social — razão médica e racionalidade científica moderna. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1988.

NERY, Irmão Israel J. FSC. Apresentação. Articulação Nacional Por uma Educação Básica do Campo. 1999. Coleção por uma educação do campo. Nº 02. CNBB. MST, UNICEF. UNESCO. UnB, CONTAG, UNEFAB, UNDIME, MPA, MAB, MMC.

PEREIRA, Vanderléa Andrade; REIS, Edmerson dos Santos. Educar no semi-árido brasileiro: o desafio de uma construção em rede. Caderno multidisciplinar — educação e contexto do semi-árido brasileiro. Ano 1, n. 1. Juazeiro, BA: RESAB, 2006.

REIS. Edmerson dos Santos. Educação do campo e desenvolvimento rural sustentável — avaliação de uma prática educativa. Juazeiro/ Bahia: Gráfica e Editora Franciscana, 2004.

RIBEIRO. Simone da Silva; BEGNAMI. João Batista; BARBOSA, Willer Araújo. Escola família agrícola: prazer em conhecer, alegria em conviver. Belo Horizonte: AMEFA, Viçosa. CTA/ZM; Anchieta: UNEFAB, 2002.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço — espaço e tempo: razão e emoção. 3. ed. São Paulo: Hucitec. 1999.

SILVA, Lourdes Helena. As experiências de formação de jovens do campo — alternância ou altemâncias? Viçosa: UFV, 2003.

UNIMONTES. Projetos PRONERA, 2006.

Publicado

20.12.2008

Edição

Seção

Artigos