Discurso, poder e práticas docentes: propósitos da educação contemporânea no atual contexto

Autores

  • Florisbete de Jesus Silva Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia

Resumo

O presente trabalho faz uma discussão sobre a relação entre discurso e práticas pedagógicas na escola pública, analisando a ação do educador na formação do sujeito capaz de promover transformações no meio em que vive, consciente de sua participação na luta contra os discursos coercitivos. O objetivo é analisar se as práticas pedagógicas dos professores de escolas públicas no Município de Porto Seguro são formadoras de sujeitos participantes da construção e/ou transformação do seu meio social ou perpetuadoras do autoritarismo e da acomodação. Para tanto, utilizamos a pesquisa de campo com abordagem qualitativa, escolhendo a entrevista semi-estruturada como instrumento de coleta de dados, através da qual verificamos uma preocupação, por parte dos educadores, com a formação do sujeito crítico, apesar dos desafios constantes no espaço escolar.

Palavras-chave: Educação. Discurso. Prática Pedagógica. Formação política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 26. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. 11 ed. Sado Paulo: Cortez, 2000.

GIROUX, H. A. Praticando estudos culturais nas faculdades de educação. 4. ed. In: SILVA, T. T. (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 85-103.

GIROUX, H. A.; SIMON, R. Cultura popular e pedagogia crítica: a vida cotidiana como base para o conhecimento curricular. 5. ed. In MOREIRA, A. F.; SILVA, T. T. (Org.) Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 2001. p. 93-124.

KELLNER, D. Lendo imagens criticamente: em direção à uma pedagogia pós-moderna. 4. ed. In SILVA, T. T. (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 104-131.

Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2009

Edição

Seção

Artigos