A atividade docente e o desenvolvimento de uma cultura do pensar: um projeto de leitura e produção de textos

Autores

  • Luiz Antônio Ribeiro Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG)

Resumo

Este artigo pretende apresentar e discutir alguns pressupostos teóricos relacionados à Pedagogia da Compreensão. Primeiramente serão destacados alguns conceitos básicos relacionados à cultura e à linguagem do pensar. Tais conceitos são imprescindíveis quando se pretende buscar respostas para o que se entende como ensinar para a compreensão e sobre o que fazer para transformar a sala de aula em uma cultura do pensar. Para fundamentar esses pressupostos teóricos, será analisado um projeto de leitura e produção de textos, que, presume-se, foi desenvolvido em consonância com a teoria apresentada.

Palavras-chave: Pedagogia da Compreensão. Leitura. Produção de textos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1999.

BLYTHE, Tina et al. La enseñanza para la comprensión: guia para el docente. Buenos Aires: Paidós, 2004.

BRASIL, MEC/SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais. Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental, 1997.

CAFIERO, Delaine. A construção da continuidade temática por crianças e adultos: compreensão de descrições definidas e de anáforas associativas. (Tese de Doutorado). Instituto dos Estudos da Linguagem da UNICAMP, 2002.

DAN, Hull. Abra sua mente e você estará abrindo as portas do futuro. Waco, Texas: Center for ocupational research and development, 1999.

GRIPP, Glicia Salviano. Educação e cognição: como ensinar a pensar. Curso de especializaçaõ Didática e Tecnologia do Ensino Superior. Módulo 2, v. 1, set. 2005. Material disponível em CDROM.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. 2003. In: DIONISIO et al. (Org.). Gêneros Textuais e Ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.

MINISTERIO DA EDUCACAO. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOSE PESQUISAS EDUCACIONAIS ANISIO TELXEIRA. Matriz de referência para o ENEM 2009. Disponível em: http://www.enem.inep.gov.br/Enem2009_matriz.pdf. Acesso em: maio 2009.

PERKINS, David N. La escuela inteligente: del adestramiento de la memoria a la educación de la mente. Barcelona: Editorial Gedisa, 2003.

TISHMAN, Shari; PERKINS, David N; JAY, Eileen. A cultura do pensamento na sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 1999.

VYGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2009

Edição

Seção

Artigos