A escola como espaço privilegiado para a Educação em Saúde

Autores

  • Iza Manuella Aires Cotrim-Guimarães Escola Técnica de Saúde do Centro de Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Estadual de Montes Claros (ETS-CEPT/Unimontes)

Resumo

Os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes no cotidiano da escola podem contribuir para a formação de cidadãos capazes de atuar em favor da melhoria dos níveis de saúde pessoais e coletivos. Diante dessa afirmação, este trabalho teve como objetivo analisar a proposta de educação para a saúde a ser desenvolvida na educação básica brasileira, no Ensino Fundamental, relacionando-a com a discussão teórica e metodológica sobre promoção e prevenção da saúde no Sistema Único de Saúde — SUS e afirmando a escola como um espaço privilegiado de educação em saúde. Para tanto, adotamos como metodologia a análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental — Tema Transversal Saúde e do referencial teórico referente à temática na área da saúde. Concluímos que os PCN apresentam uma proposta de trabalho coerente com as propostas de educação em saúde do setor Saúde, entretanto, o caráter seletivo e disciplinar do currículo escolar pode prejudicar o desenvolvimento efetivo da educação para a saúde nas escolas.

Palavras-chave: Educação em Saúde. Promoção da saúde. Parâmetros Curriculares Nacionais. Saúde na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AKERMAN, Marco; DUHL, Leonardo; BOGUS, Claudia Maria. A questão urbana e a saúde: impacto e respostas necessárias. In: CASTRO, Adriana; MALO, Miguel. SUS: ressignificando a promoção da saúde. São Paulo: Hucitec: Opas, 2006, p. 119-132.

BRASIL. Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Apresentação dos Temas Transversais e Etica. Brasília: MEC/SEF, 1997a.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Introdução. Brasília: MEC/SEF, 1997b.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Meio Ambiente e Saúde — Temas Transversais. Brasília, 1997c.

BRASIL. Portaria GM/MS n. 687, 30 de marco de 2006.

CERQUEIRA, Maria Teresa. A construção da Rede Latino Americana das Escolas Promotoras de Saúde. In: Ministério da Saúde. Organização Pan-Americana da Saúde. Escolas Promotoras de Saúde: experiências no Brasil. Brasília: Ministério da Saúde, 2007, p. 33-39.

MACEDO, Elizabeth Fernandes de. Parâmetros Curriculares Nacionais: a falácia de seus temas transversais. In: MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. (Org.). Currículo: políticas e práticas. 7. ed. Campinas, SP: Editora Papirus, 1999, p. 43-58.

PEDROSA, José Ivo dos Santos. Promoção da saúde e educação em saúde. In: CASTRO, Adriana; MALO, Miguel. SUS: ressignificando a promoção da saúde. São Paulo: Hucitec: Opas, 2006, p. 77-95.

SILVA, Carlos dos Santos; DELORME, Maria Inês de Carvalho. Apresentação das Experiências. In: Ministério da Saúde. Organização Pan-Americana da Saúde. Escolas Promotoras de Saúde: experiências no Brasil. Brasília: Ministério da Saúde, 2007, p. 21-30.

TORRES SANTOME, Jurjo. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Tradução de Claudia Schilling. Porto Alegre (RS): Editora Artes Médicas Sul Ltda, 1998.

Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2009

Edição

Seção

Artigos