Abordagem do conceito de área em uma coleçao de Matemática do Ensino Médio: identificando tipos e subtipos de tarefas

Autores

  • Alexandre Barros Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Resumo

Este trabalho tem por objetivo iniciar uma análise da abordagem do conceito de área numa coleção de livro didático de Matemática destinada ao Ensino Médio, apresentamos uma breve discussão da problemática ecológica trazida pela Teoria Antropológica do Didático. Procuramos identificar possíveis habitat e funcionalidades, através da identificação dos tipos e subtipos de tarefas em torno da noção de área. Realizando breves inferências sobre as possíveis técnicas de resolução, observamos que muitas utilizam aplicação das fórmulas para o cálculo de área. Enquanto resultados preliminares dessa análise, identificamos nesta coleção o trabalho com noção de área concentrada no volume 2, havendo como funcionalidade apresentar um trabalho mais direcionado às fórmulas, tendo vista a necessidade dessa noção nos capítulos que tratam da Geometria Espacial. A noção de área também se faz presente na Trigonometria e na Geometria Analítica com funcionalidade de dar sentido a fórmulas específicas.

Palavras-chave: Área. Ensino Médio. Livro didático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAUJO, Abraão Juvêncio de. O Ensino de álgebra no Brasil e na França: estudo sobre o ensino de equação do 1ºgrau à luz da teoria antropológica do didático. 2009. 290f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Centro de Educação. Universidade Federal Pernambuco. Recife: UFPE, 2009.

CHEVALLARD, Y Analyse des pratiques enseignantes Et didactique des mathematiques: L’approche anthropologique. Cours donné à l’université d’été Analyse des pratiques enseignantes et didactique des mathématiques, La Rochelle, 4-11 juillet 1998; paru dans les actes de cette université d’été, IREM de Clermont-Ferrand, p. 91-120.

SANTOS, M. R. dos. A Transposição didática do conceito de área de figuras geométricas planas no 6ºano do ensino fundamental: um olhar sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático. 2015. 281f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências). Programa de PósGraduação em Ensino de Ciências. Departamento de Educação. Universidade Federal Rural de Pernambuco. Recife: UFRPE, 2015.

SILVA, J. V. G. da. Análise da abordagem de comprimento, perímetro e área em livros didáticos de matemática do 6º ano do ensino fundamental sob a ótica da teoria antropológica do didático. 2011. 194f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Novas Tecnologias) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Centro de Educação. Universidade Federal de Pernambuco. Recife: UFPE, 2011.

Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2016

Edição

Seção

Artigos