Chamada para Dossiês

11.05.2021

Educação, Escola & Sociedade, periódico editado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros (PPGE/Unimontes), organizará, durante o ano de 2022, dois dossiês. Os artigos serão publicados ao longo do ano pelo formato rolling pass (publicação contínua).

Dossiê — O Centenário do montes-clarense Darcy Ribeiro

O ano de 2022 marca o centenário de nascimento do montes-clarense  Darcy Ribeiro, antropólogo, educador, político e escritor, e conforme o sociólogo Gilberto Vasconcellos (2015), no que concordamos, Darcy foi um "intelectual insubmisso, multifacetado, poliédrico, anti-imperialista". E, para celebrar seu centenário e sua(s) obra(s), o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), através da Revista “Educação, Escola e Sociedade – EE&S”, organizará o Dossiê: “O Centenário do montes-clarense Darcy Ribeiro”.  O dossiê reunirá artigos, entrevistas e resenhas relacionadas ao Darcy e seu(s) pensamento(s). 

Organizadorxs do dossiê: Profa. Mônica Amorim e Prof. Heiberle Horácio - Unimontes.

Abertura do prazo de envio de trabalhos: 07/02/2022

Fechamento do prazo de envio de trabalhos: 15/06/2022

Previsão de publicação: agosto/2022

Link para submissão de trabalhos: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/about/submissions

 

Dossiê — Privatização da Educação Brasileira: ações mercantis e financeiras na definição das políticas públicas

Incursões privadas na educação brasileira, historicamente recorrentes, vêm alçando espaços cada vez mais significativos, constituindo expressivas vigência e capilaridade após a reforma do Estado brasileiro, nos anos 1990, quando intensificaram-se as propostas e ações privadas e público-privadas no âmbito das políticas públicas educacionais, de natureza e contornos cada vez mais acentuados e heterogêneos.

Sobre esse percurso histórico, este dossiê discute as formas de privatização pelas vias da gestão, currículo, formação de professores, oferta de cursos, adoção de sistemas de apostilamento, consultorias jurídicas, administrativas e pedagógicas sobre todos os níveis e etapas da educação destinadas a alunos, professores e gestores. Analisa a captação de recursos e a propaganda midiática em torno da filantropia e da solidariedade social de empresas e da concentração de forças em torno da constituição hegemônica do projeto mercantil na escola pública. Problematiza a ação híbrida das parcerias na estruturação das formas de viver e pensar o mundo. Apreende a programação, o monitoramento e a avaliação das ações na educação pública. Dimensiona a ação do movimento privatista dos setores empresarial e financeiro, nacional e internacional, no âmbito do Estado capitaneando espaços e vozes como definidores de políticas públicas.

Novo prazo de envio dos artigos para o dossiê A privatização da Educação Brasileiraabril de 2022, com previsão de publicação a partir de junho.

Editoras convidadas: Profa. Dra. Maria Vieira Silva (PPGE/UFU) e Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis (PPGE/Unimontes)

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Sobre o trâmite de avaliação das propostas submetidas, embora os autores possam submeter à apreciação da Educação, Escola & Sociedade quantos artigos desejarem, cada autor só poderá ter um artigo efetivamente publicado por dossiê proposto, seja como autor ou coautor.

Os textos devem ser submetidos diretamente pelo(s) autor(es) na plataforma OJS da revista.  As normas para elaboração dos artigos e o template estão disponíveis neste link.

No Passo 1 do processo de submissão online, o(s) autor(es) deve(m) escolher a Seção Dossiê com o respectivo tema para que o artigo seja encaminhado aos editores convidados. Caso não haja essa identificação, o artigo passará pelo processo de avaliação regular da revista.

A revista Educação, Escola & Sociedade continuará recebendo artigos por fluxo contínuo.