Dentro de um mesmo círculo familiar: lógica privada, patrimonialista e valores pessoais

Inside the same family circle: private logic, patrimonialist and personal values

Autores

  • Ilva Ruas de Abreu Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Leila Cordeiro de Aquino Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Palavras-chave:

Família, Política, Patrimonialismo

Resumo

O patrimonialismo como expressão de poder da família perpassou a Colônia, o Império e a República, deixando seus resquícios até mesmo na política contemporânea. No seio de uma família, as relações podem estar calcadas em laços de compadrio. Estes, às vezes, tornam-se tão fortes quanto os laços de sangue. O exemplo mais claro dessa constatação é a origem dos grupos de parentelas na política construindo uma extensa rede de sistema de lealdade, em alguns municípios brasileiros. Partindo dessa premissa, o estudo que propomos busca uma análise da trajetória política imbricada na lógica do patrimônio, do privado e dos valores pessoais sobre o Estado. A análise de estudiosos como Emília Viotti da Costa, Maria Isaura Pereira de Queiroz, Sérgio Buarque de Holanda, João Gualberto, José Murilo de Carvalho, Bernardo Mata Machado, dentre outros, contribui para um entendimento das manifestações afetivas e clientelísticas no Brasil, oferecendo um estudo relevante para a reflexão de valores privados, sobressaindo sobre os valores coletivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilva Ruas de Abreu, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Professora titular, chefe do
Departamento de Ciências Econômicas e professora do Programa de Mestrado em História Social da
Universidade Estadual de Montes Claros.

Leila Cordeiro de Aquino, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Mestre em História, pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Estadual de
Montes Claros. Bolsista CAPES.

Referências

CANÊDO, Letícia Bicalho. As metáforas da família na transmissão do poder político: questões de método. Cad. CEDES, Vol. 18 n. 42, Campinas Aug. 1997.

CARVALHO, José Murilo de. A construção da ordem: a elite política imperial. Teatro de sombras: a política imperial. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

CARVALHO, José Murilo de. Barbacena: a família, a política e uma hipótese. Revista Brasileira de Estudos Políticos, n. 20, p. 153-194, 1966.

CARVALHO, Orlando M. Os partidos políticos de Minas Gerais e as eleições de 1958. Revista Brasileira de Estudos Políticos. n. 8, 1960.

COSTA, Emília Viotti da. Da monarquia à republica: momentos decisivos. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1999.

FAORO, Raymundo. Os donos do poder: formação do patronato político brasileiro. São Paulo: Globo, 2004.

FREYRE, Gilberto. Casa Grande e Senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. São Paulo: Global, 2004.

GUALBERTO, João. A invenção do coronelismo: ensaio sobre as raízes do imaginário político brasileiro. Vitória: UFES, 1995.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. Rio de Janeiro, José Olympio, 1984.

LEAL, Victor Nunes. Coronelismo, enxada e voto: O município e o regime representativo no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.

MATA MACHADO, Bernardo Novais da. História do sertão noroeste de Minas Gerais: 1690-1930. Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1991.

QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. O Mandonismo local na vida política brasileira e outros ensaios. São Paulo: Alfa-Omega, 1976.

RÊGO, André Heráclio do. Família e Coronelismo no Brasil: uma história de poder. São Paulo: A girafa Editora, 2008.

RESENDE, Maria Efigênia Lage de. O processo político na Primeira República e o Liberalismo Oligárquico. In: História Geral da Civilização Brasileira, vol. 1. O tempo do Liberalismo excludente: da Proclamação da Republica à Revolução de 1930. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

WEBER, Max. Economia e Sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2009.

WIRTH, John da. O Fiel da balança: Minas Gerais na Federação Brasileira (1889-1937). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

Downloads

Publicado

2014-07-01

Como Citar

Ruas de Abreu, I., & Cordeiro de Aquino, L. (2014). Dentro de um mesmo círculo familiar: lógica privada, patrimonialista e valores pessoais: Inside the same family circle: private logic, patrimonialist and personal values. Caminhos Da História, 19(2). Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/caminhosdahistoria/article/view/79-96

Edição

Seção

Artigos Livres