Os álibis do consumo: análise sobre a mensagem publicitária de eletrodomésticos em periódicos do Recife dos anos 1930

Consumer alibis: analysis of the advertising message of home appliances in Recife periodicals from the 1930s

Autores

  • Katia Medeiros De Araujo Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Tiaggo Correia Cavalcanti De Morais Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Palavras-chave:

Consumo, publicidade, design, historia social

Resumo

Este trabalho busca uma analise da mensagem publicitaria sobre os produtos eletricos (principalmente geladeiras, lampadas e radios), que foram veiculadas em periodicos do Recife nos anos 1930. Recorremos a Jean Baudrillard para entender que a publicidade oferece ao individuo motivacoes, alibis, que justi- ficam para si o ato ou mesmo o desejo da compra. Constatamos seis motivacOes nos periodicos da cidade que envolvem imagens de familia, urbanidade, saúde e higiene, saber tecnico dos objetos, o mundo de prazeres e fmalmente economicidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katia Medeiros De Araujo, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em Antropologia pela UFPE. Atualmente a professora do Departamento de Design da UFPE.

Tiaggo Correia Cavalcanti De Morais, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduado em Design Grafico pelo IFPE e em Hist6ria pela UFPE, a mestre em Design pela UFPE.

Referências

BAUDRILLARD, Jean. 0 Sistema de Objetos. Sao Paulo: Perspectiva, 2000.

FORTY, Adrian. Objetos de Desejo: design e sociedade desde 1750; traducao de Pedro Maia. Sao Paulo: Cosac Naify, 2007.

FREYRE, Gilberto. Guia Pratico, Historic° e Sentimental da Cidade do Recife. 5. ed. Sao Paulo: Global, 2007.

GOMINHO, Zelia de Oliveira. Veneza Ameriana x Mucambopolis: o Estado Novo na cidade do Recife (Decadas de 30 e 40). Dissertação (Mestrado em Historia) — Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 1997.

JOLY, Martine. Introducao a analise da imagem. Sao Paulo: Papirus, 1996.

KUMAR, Krishan. Da sociedade pos-industrial a pos-moderna: novas teorias sobre o mundo contemporaneo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006.

MORRIS, Tiaggo Correia Cavalcanti de. Forma moderna: analise sobre representações dos produtos eletricos e sua publicidade no Recife dos anos 1930. Dissertação (Mestrado em Design) — Universidade Federal de Pernambuco: Recife, 2011.

OLIVEIRA, Iranilson Buriti de. Facamos a familia a nossa imagem: a construção de conceitos de familia no Recife Moderno (decadas de 20 e 30). Tese (Douturado em Historia — Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002.

REZENDE, Antonio Paulo. (Des)encantos Modernos: historias da cidade do Recife na decada de vinte. Recife: Fundarpe, 1997. Recife: Fundaedo de cultura da cidade do Recife, 1997.

SEVCENKO, Nicolau. A corrida para o seculo XXI: no loop da montanha-russa. Sao Paulo: Companhia das Letras, 2001.

Downloads

Publicado

2011-07-11

Como Citar

Medeiros De Araujo, K. ., & Correia Cavalcanti De Morais, T. . (2011). Os álibis do consumo: análise sobre a mensagem publicitária de eletrodomésticos em periódicos do Recife dos anos 1930: Consumer alibis: analysis of the advertising message of home appliances in Recife periodicals from the 1930s. Revista Caminhos Da Historia, 16(2), 25–42. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/caminhosdahistoria/article/view/3292

Edição

Seção

Dossiê