A metodologia da história oral em ensino e pesquisas históricas: algumas ponderações

The methodology of oral history in teaching and historical research: some considerations

Autores

  • Aparecida Maciel da Silva Shikida Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave:

Metodologia de História oral, Pesquisa, História-memória, Oralidade, Constituição social do conhecimento

Resumo

A palavra “Conhecimento” tornou-se a chave para todo processo de inclusão histórica, cultural, social e institucional na humanidade e, inseridos nestes novos tempos, vem entretecendo os saberes, construções identitárias, compreensões
digitais e perspectivas cidadãs. Nesta linha de pensamento, é importante fomentar reflexões sobre o lugar da oralidade na construção do conhecimento científico e a importância da Metodologia de História Oral, que possibilita a reconstrução
do saber constituído, recuperado, organizado e democraticamente disseminado na sociedade. Não se refere aqui a um saber estanque ou fragmentado, mas um saber contextualizado, dinâmico e historicamente localizado. Em suma, fala-se de um saber, que se faz conhecimento científico, construído a muitas mãos e que representa a história e memória social de uma comunidade, de um povo, de uma nação, uma vez que quando se reflete sobre a função da oralidade, concluise que ela é alicerce de todo processo informacional. Sua universalidade e caráter democrático permitem a inclusão do homem como ser constitutivo de sua história e trajetória. Portanto, esforços e políticas de democratização informacional, precisam ser empreendidos em direção ao seu reconhecimento e disseminação, dessa ferramenta fundamental ao conhecimento do homem em seu universo social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aparecida Maciel da Silva Shikida, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Informação, Cultura e Sociedade pela Universidade Federal de Minas Gerais e Pesquisadora
do Programa de História Oral – Centro de Estudos Mineiros: FAFICH /UFMG. Membro da Associação
Brasileira de História Oral.

Referências

ALBERTI, Verena. Depoimento. Rio de Janeiro: CPDOC, 2005. Entrevista concedida à Aparecida Maciel da Silva Shikida e ao Programa de História Oral da UFMG.

BAUMAN, Zygmunt. Comunidade: a busca por segurança não mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahat, 2003.

BOSI, Ecléia. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.BRANDÃO, Jacinto Lins. História Oral e memória no mundo grego. Encontro Nacional de História Oral, 5, 1999. Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: ABHO/ Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UFMG, 1999. Mimeografado.

BREEN, Marcus. Informação não é conhecimento: teorizando a economia política da virtualidade. Journal of Compider Mediated Communication, v.3, n.1, p.1-16, dez. 1997.

CRUVIKSHANK, Julie. Tradição oral e história oral: revendo algumas questões. In: DELGADO, Lucília de Almeida Neves. Depoimento. Belo Horizonte: FAFICH/UFMG, 2005. Entrevista concedida à Aparecida Maciel da Silva Shikida e ao Programa de História Oral / Centro de Estudos Mineiros da UFMG.

ENRIQUES, Eúgene. Indivíduo, criação e história. In: ______. Connexions: perspectives psychanalytiques sur les conduites sociales. Paris, n.44, p.141-158, 1984. Mimeografado.

FERREIRA, Marieta de Morais; AMADO, Janaína (Org.). Uso e abuso da história oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998.

FONTES, Carlos. Universo Sonoro. A Escrita Alfabética. Os Desvios da Tradição. Emergências Histórica da Filosofia. Disponível em: <http://afilosofia.no.sapo.pt/emergcia.htm>. Acesso em: 05 fev. 2005.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.

LE GOFF, Jacques. Memória. In: ______. Enciclopédia Einaud. Porto: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1984a. p.11-50.

LE VEN, Michel Marie. Depoimento. Belo Horizonte: FAFICH/UFMG, 2004. Entrevista concedida à Aparecida Maciel da Silva Shikida e ao Programa de História Oral/Centro de Estudos Mineiros da UFMG.

MORIN, Edgar. Os Sete Saberes necessários para Educação. São Paulo: Cortez, 2000.

PEREIRA, Ligia Maria Leite. “História Oral: Desafios e potencial na produção do conhecimento histórico” In: Coletânea do IV Encontro Nacional de História do Esporte, Lazer e Educação Física, Escola de Educação Física da UFMG, Belo Horizonte, 22 a 26 de outubro de 1996.

PEREIRA, Lígia Maria Leite. Depoimento. Belo Horizonte: FAFICH/UFMG, 2005. Entrevista concedida à Aparecida Maciel da Silva Shikida e ao Programa de História Oral/Centro de Estudos Mineiros da UFMG.

QUEIROZ, Maria Isaura Pereira. Relatos Orais: do indizível ao dizível: In: SINSON, Olga de Moraes Von (org). Experimentos com histórias de vida. São Paulo: Vértice, 1988. p.14-48.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. 2 ed. Rio de Janeiro: Record, 2000.

SHIKIDA, Aparecida Maciel da Silva. Informação, História e Memoria: Constituição social da informação em relatos orais. Belo Horizonte: ECI/UFMG, 2005.

______. Ouvir, sentir e contar: Histórias de Minha história. Congresso Internacional de História Oral e Educação. Buenos Aires, Argentina, 2007.

SILVA, Regina Helena Alves da. Depoimento. Belo Horizonte: FAFICH/UFMG, 2005. Entrevista concedida à Aparecida Maciel da Silva Shikida e ao Programa de História Oral/Centro de Estudos Mineiros da UFMG.

THOMPSON, Paul. A voz do passado – história oral. São Paulo: Paz e Terra,1998.

Downloads

Publicado

2013-07-01

Como Citar

Maciel da Silva Shikida, A. (2013). A metodologia da história oral em ensino e pesquisas históricas: algumas ponderações: The methodology of oral history in teaching and historical research: some considerations. Caminhos Da História, 18(2), 145–160. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/caminhosdahistoria/article/view/3217

Edição

Seção

Artigos Livres