Homem e natureza no sertão norte paranaense: a fotografia de Amedeo Boggio

Man and nature in the north of Paraná: the photography of Amedeo Boggio

Autores

  • Ana Heloisa Molina Universidade Estadual de Londrina
  • Lúcia Helena Oliveira Silva Universidade Estadual Paulista (UNESP-Assis-SP)

Palavras-chave:

Sertão, Fotografia, norte do Paraná, Amedeo Boggio

Resumo

O sertão do norte do Paraná registrado em fotografias realizado por Amedeo Boggio (1901-1967) é o mote para refletir sobre os ideários técnicos para o mapeamento geográfico nas primeiras décadas do século XX, o uso da fotografia como evidência documental e a leitura de um grupo de fotografias retratando o cotidiano de uma missão exploratória e desbravadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Heloisa Molina, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em História (UFPR), professora de Metodologia e Prática de Ensino de História. Departamento
de História. Universidade Estadual de Londrina

Lúcia Helena Oliveira Silva, Universidade Estadual Paulista (UNESP-Assis-SP)

Doutora em História (Unicamp), professora de História e Cultura Afro Brasileira. Departamento de
História. Unesp, campus de Assis-SP

Referências

BIOGRAFIA de um pioneiro do Norte do Paraná: Dr. Amadeu Boggio Merlo. Londrina [1999] 1v. Anotações de família, material não publicado.Museu Histórico de Londrina.

BURKE, Peter. Testemunha ocular: História e imagem. Bauru: Edusc, 2004.

CARVALHO, Vânia Carneiro de. A representação da natureza na pintura e na fotografia brasileiras do século XIX. IN. FABRIS, Annateresa (org.). Fotografia. Usos e funções no século XIX. São Paulo: Edusp,1998.

HARDMAN, Francisco Foot. O trem fantasma. A modernidade na selva. São Paulo: Cia das Letras, 1988.

HERSCHMANN, Micael M. e PEREIRA, Carlos Alberto M. A invenção do Brasil Moderno. Medicina, educação e engenharia nos anos 20 e 30. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

KOSSOY, Bóris. Fotografia e História. São Paulo: Ática, 1989.

KOSSOY, Boris. Fotografia e memória: reconstituição por meio da fotografia. In. SAMAIN, Etienne (org.). O fotográfico. 2ª edição. São Paulo: Ed, Hucite/Ed. Senac, 2005.

MAUAD, Ana M. Através da imagem: fotografia e história: interfaces. Revista Tempo, Niterói, UFF, Relume-Dumará, v. 1, p. 73-98, 1996.

PAULA, Eurípedes S. “Cornélio Procópio”. Publicado em Geografia. São Paulo, v. 2, n.2-3, 1936. In. CARVALHO, Márcia S.de, e FRESCA, Tânia M. (orgs.). Geografia e Norte do Paraná: um resgate histórico. Vol. 1. Londrina-Pr: Edições Humanidades, 2007.

PEIXOTO, Renato A. A história e a cartografia do espaço nacional. Fragmentos de Cultura. Goiânia: Ed. UCG. v. 15, n. 8, ago 2005.

Revista Brasileira de Geografia. Rio de Janeiro, v. 14, n.4, out./dez., 1952. In. CARVALHO, Márcia S.de, e FRESCA, Tânia M. (orgs.). Geografia e Norte do Paraná: um resgate histórico. Vol. 1. Londrina, Edições Humanidades, 2007.

ROUILLÉ, Andre. A fotografia. Entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Ed.Senac, 2009.

SAMAIN, Etienne (Org.). O Fotográfico. 2. ed. São Paulo: Senac; Hucitec, 2005.

TURAZZI, Maria Inez. A euforia do progresso e a imposição da ordem: a engenharia, a indústria e a organização do trabalho. Rio de Janeiro: COPPE. SP/Marco Zero, 1989.

Downloads

Publicado

2014-01-02

Como Citar

Heloisa Molina, A., & Helena Oliveira Silva, L. (2014). Homem e natureza no sertão norte paranaense: a fotografia de Amedeo Boggio: Man and nature in the north of Paraná: the photography of Amedeo Boggio. Caminhos Da História, 19(1), 125–142. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/caminhosdahistoria/article/view/3201

Edição

Seção

Artigos Livres