O braço da inquisição no sertão: Domingos do Prado de Oliveira e o seu hábito de Familiar do Santo Ofício em Minas Gerais (1710-1736)

The arm of the inquisition in the hinterland: Domingos do Prado de Oliveira and his habit as a Santo Ofício Familiar in Minas Gerais (1710-1736)

Autores

  • Gefferson Ramos Rodrigues Universidade Federal Fluminense (UFF)

Palavras-chave:

Potentados, Limpeza de sangue, Revolta, Índios, Alianças

Resumo

O texto explora o Processo de Habilitação de Gênere para Familiar do Santo Ofício de Domingos do Prado de Oliveira, morador no sertão do rio São Francisco em Minas Gerais, e um dos principais protagonistas da revolta ali ocorrida no ano de 1736. A documentação permite esclarecer passagens obscuras sobre sua vida e contém dados preciosos para entender o seu papel na rebelião que contou com ampla participação de grupos de baixos estratos sociais, especialmente de indígenas. Em princípio, o artigo trata do procedimento que deveria seguir àqueles que pretendiam alçar ao cargo de Familiar, bem como dos critérios exigidos pelo Santo Oficio para a ocupação do posto destacando, particularmente, o critério em relação a limpeza de sangue, que tanto atemorizou os habilitandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gefferson Ramos Rodrigues, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutor em História Moderna pela UFF. Bolsista CNPq.

Downloads

Publicado

2015-07-01

Como Citar

Ramos Rodrigues, G. . (2015). O braço da inquisição no sertão: Domingos do Prado de Oliveira e o seu hábito de Familiar do Santo Ofício em Minas Gerais (1710-1736): The arm of the inquisition in the hinterland: Domingos do Prado de Oliveira and his habit as a Santo Ofício Familiar in Minas Gerais (1710-1736). Caminhos Da História, 20(2), 51–68. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/caminhosdahistoria/article/view/3159

Edição

Seção

Artigos Livres