Santo Antônio do Brasil e o susto italiano

Santo Antônio do Brasil and the Italian scare

Autores

  • Márcia Pereira dos Santos Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão
  • Marta Pereira dos Santos Zanini Grupo de Pesquisa NIESC – Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas Culturais (CNPq)

Palavras-chave:

Santo Antônio, Culto Popular, Brasil, Itália

Resumo

A pesquisa apresentada discute o culto popular a Santo Antônio no Brasil, cuja alcunha de santo casamenteiro rendeu-lhe cultos e práticas devocionais inusitadas que podem ser vistas em fontes diversas: literatura, música, pinturas e relatos orais. Menos conhecidos são os primórdios dessa devoção e sua propagação, que assumiu um caráter particular, inexistente em outros países que cultuam o santo. A apresentação da pesquisa causou surpresa a um grupo pesquisadores franciscanistas italianos, sobretudo em relação às práticas populares, entre outras, aquelas que, comumente, ‘torturam e colocam de castigo’ Santo Antônio. Notou-se que ocorre uma inversão: em vez da promessa e súplica do fiel para com o santo, este é feito refém, até que realize o milagre. Essa forma de apropriação cultural do santo, que advêm de Portugal, torna-se, assim, surpreendente para os italianos e parece reforçar certa visão exótica do Brasil como país da licenciosidade religiosa e erotismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Pereira dos Santos, Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão

Professora Departamento de História e Ciências Sociais, Curso de História, da UFG/Campus Catalão, desde 1998. É doutora em História pela UNESP/Franca ( 2007) . Pesquisa cultura popular rural, religiosidade popular, literatura regional, Santo Antônio e ensino de História. É membro honorário da Società di Studi Francescani, Assisi – Itália e membro do Grupo de Pesquisa NIESC – Núcleo
Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas Culturais (CNPq). Atualmente é Coordenadora do Programa de
Pós Graduação em História – Mestrado Profissional da UFG/Regional Catalão e Coordenadora de Área
de História do PIBID/UFG / CAC.

Marta Pereira dos Santos Zanini, Grupo de Pesquisa NIESC – Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas Culturais (CNPq)

Mestre em Teoria Literária pela UFG. Tradutora e Professora de Língua italiana. Especialista em
História Cultural, com pesquisa sobre a obra de Davide Van de Sfroos e a cultura italiana. É membro
honorário da Società di Studi Francescani, Assisi, membro do Grupo de Pesquisa NIESC – Núcleo
Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas Culturais (CNPq) e pesquisa a vida de Santa Rosa de Viterbo.

Downloads

Publicado

2015-07-01

Como Citar

Pereira dos Santos, M. ., & Pereira dos Santos Zanini, M. . (2015). Santo Antônio do Brasil e o susto italiano: Santo Antônio do Brasil and the Italian scare. Caminhos Da História, 20(2), 9–26. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/caminhosdahistoria/article/view/3157

Edição

Seção

Artigos Livres