A linguagem fotográfica no Ensino Fundamental II em Geografia: uma sequência didática para o estudo da cidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/rvg2675239520212173199

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, fotografia, cidade

Resumo

Este artigo é derivado de uma dissertação e de um produto educativo que considera a Fotografia como uma linguagem para o ensino/aprendizagem da temática cidade no Ensino Fundamental de Geografia. O objetivo de tal proposta é ensinar Geografia considerando a experiência dos alunos que habitam a cidade de Macaíba/RN atravéss da produção de narrativas fotográficas, reaproximando o sujeito do seu cotidiano, seus lugares e espaços vividos. O estudo realizado propôs a criação de interfaces no campo do Ensino de Geografia entre Linguagens e Artes, Ciência e práticas escolares, além da valorização de vivências, estabelecendo um diálogo permanente com o método fenomenológico, em busca por acessar a ideia de geograficidade e experiência espacial. Autores como Ítalo Calvino (1972), James Hillman (1993), Cazetta e Oliveira (2013), Callai (2005), Cavalcanti (2002; 2013) Dantas (2011), Dardel (2011), Fernandez (2008; 2013), Larrosa (2017) e ainda o filósofo Roland Barthes (1984), possibilitaram delimitar os caminhos que fundamentam o percurso da pesquisa. Como produto educativo a ser aplicado e como metodologia qualitativa a ser experimentada de modo a compreender as experiências espaciais na cidade, propõe-se a criação de uma Sequência Didática, que articula o conteúdo cidade com uma proposta de investigação caminhante e fotografante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Devid Hallyson da Silva Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciado e Mestre em Geografia – UFRN. Professor de Geografia da rede privada de ensino. 

Pablo Sebastian Moreira Fernandez, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Geografia – UFG. Professor do Centro de Educação - Departamento de Práticas Educacionais e Currículo e dos Programa de Pós-graduação em Geografia - Mestrado Profissional (GEOPROF) e PPGEO - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Referências

BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BRASIL. Brasil. Ministério da Educação. PNLD. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/busca-geral/318-programas-e-acoes-1921564125/pnld439702797/12391-pnld>. Acesso em: 05 ago. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2016.

CALVINO, Ítalo. As cidades invisíveis. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.

CAZETTA, Valéria e OLIVEIRA JR., Wenceslao Machado de (orgs.). Grafias do Espaço: imagens da educação geográfica contemporânea. São Paulo: Alínea, 2013.

DANTAS, Eugênia Maria. Geografizar a cidade olhando fotografias. Espaço Aberto, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p.91-100, 24 set. 2011. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/2059/1826>. Acesso em: 20 jan. 2018.

DARDEL Eric. O Homem e a Terra: natureza da realidade geográfica. Perspectiva. São Paulo, 2015.

FERNANDEZ, Pablo Sebastian Moreira. Narrativas urbanas de um caminhante. 2008. 157 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

HILLMAN, James. Cidade e Alma. São Paulo: Studio Nobel, 1993.

LARROSA, Jorge Bondía. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 19, n. 19, p. 20-28, jan. 2002. Tradução de João Wanderley Geraldi. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf>. Acesso em: 09 mar. 2018.

MIRANDA, Sonia Regina; SIMAN, Lana Mara Castro (Org.). Cidade, Memória e Educação. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2013.

OLIVEIRA JÚNIOR, Wenceslao Machado de. Fotografias, geografias e escola. Signos Geográficos: Boletim NEPEG de Ensino de Geografia, Goiânia, v. 1, p. 1-15, nov. 2019. Disponível em: . Acesso em: 13 jan. 2020.

OLIVEIRA JÚNIOR, Wenceslao Machado de; SOARES, Elaine dos Santos. Entrevista com o Prof. Dr. José Eustáquio de Sene: Fotografias e(m) livros didáticos de geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 3, n. 6, p. 192-225, dez. 2013.

OLIVEIRA JÚNIOR, Wenceslao Machado de; SOARES, Elaine dos Santos. Entrevista com o Prof. Dr. José Eustáquio de Sene: Fotografias e(m) livros didáticos de geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 3, n. 6, p. 192-225, dez. 2013.

PICCOLI, Ana Paula; CRUZ, Isabela. Geografia 6° ano. 2. Ed. Fortaleza, 2020.

PICCOLI, Ana Paula; CRUZ, Isabela. Geografia 7° ano. 2. Ed. Fortaleza, 2020.

SILVA, Marina Coelho Rosa. O Caminhar como forma de produzir Cartografias: outras imagens do centro de Florianópolis. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Estadual de Santa Catarina, Florianópolis, 2021.

SOARES, Elaine dos Santos. Devires imaginativos de fotografias didáticas. 2012. 162 f. TCC (Graduação) - Curso de Geografia, Departamento de Geografia, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.

SOLNIT, Rebecca. A história do caminhar. São Paulo: Martins Fontes - Selo Martins, 2016. Tradução de Maria do Carmo Zanini.

TUAN, Yi-fu. Espaço e Lugar: A perspectiva da experiência. São Paulo: DIFEL, 1983. Tradução de Lívia de Oliveira.

VIEIRA, Tuca. Paraisópolis. 2004. Disponível em: https://www.tucavieira.com.br/paraisopolis. Acesso em: 16 ago. 2021.

Downloads

Publicado

2021-09-13

Como Citar

Nascimento, D. H. da S., & Fernandez, P. S. M. (2021). A linguagem fotográfica no Ensino Fundamental II em Geografia: uma sequência didática para o estudo da cidade. Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 3(02), 173–199. https://doi.org/10.46551/rvg2675239520212173199