A linguagem imagética no ensino de Geografia: uma proposta de estudo da paisagem com estudantes da E.E. Professor José Fernandes Machado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/rvg26752395202217497

Palavras-chave:

Linguagem imagética, Paisagem, Ensino de Geografia

Resumo

O presente artigo tem como tema central a utilização da linguagem audiovisual enquanto possibilidade didática no estudo do conceito de Paisagem na Geografia, refletindo a respeito da inserção e impactos das tecnologias de reprodução e produção audiovisual na sociedade e, sobretudo na escola expondo o caráter efêmero das redes marcado pela velocidade da informação, dificultando aos jovens de hoje construir uma base sólida de conhecimentos, expondo dentro desta conjuntura, um estudo teórico da Paisagem no contexto da Geografia acadêmica e escolar, assim como sua abordagem a partir da linguagem audiovisual  direcionando para um uso didático suas tecnologias cotidianas, inserindo-as em um contexto educacional de potências de aprendizagem através de experiências com a produção de vídeos, levando em conta o desenvolvimento de habilidades e competências no campo da aprendizagem  atreladas a cultura videográfica, e por fim fazer uma breve reflexão sobre o caráter de parceria entre professores e alunos na construção de conhecimento através do uso da linguagem audiovisual no ambiente escolar e de espaços não formais de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Solange Maria Miranda Fernandes de Ataíde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia/Mestrado Profissional (GEOPROF) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte/CERES-RN. Professora de Geografia da Rede Estadual do Rio Grande do Norte.

Pablo Sebastian Moreira Fernandez, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Geografia. Professor do Centro de Educação – Departamento de Práticas Educacionais e Currículo e do Programa de Pós-Graduação em Geografia/Mestrado Profissional (GEOPROF) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

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Publicado

2022-05-02

Como Citar

Ataíde, S. M. M. F. de ., & Fernandez, P. S. M. (2022). A linguagem imagética no ensino de Geografia: uma proposta de estudo da paisagem com estudantes da E.E. Professor José Fernandes Machado. Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 4(01), 74–97. https://doi.org/10.46551/rvg26752395202217497

Edição

Seção

Dossiê - Ensino de Geografia