Mapa conceitual enquanto instrumento de avaliação da prática docente: desafios no contexto da pandemia em Tefé – AM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/rvg26752395202213858

Palavras-chave:

Ensino remoto, COVID 19 , Professor , Mapa conceitual

Resumo

Diante do cenário pandêmico da covid-19, houve grandes mudanças na nova modalidade de ensino. É importante compreender e discutir sobre a educação e a propósito o ensino remoto. O presente artigo apresenta o uso do mapa conceitual para a avaliação e desafios que os docentes estão enfrentando na pandemia na cidade de Tefé, Estado do Amazonas. Este trabalho tem como objetivo a percepção das práticas docentes da educação durante este período, a partir disso, o processo realizado consiste na avaliação dos desafios do docente na educação básica como instrumento que é necessário para identificar quais as principais limitações enfrentadas pelos mesmos no contexto pandêmico. Para tanto, a discussão aqui proposta ilustra a percepção das aulas remotas durante a pandemia, onde consiste no retrocesso do ensino de Geografia, os desafios que os docentes encaram em suas aulas, e os alunos por sua vez não têm acesso às aulas, isto é, prejudica o desenvolvimento do raciocínio geográfico destes. A discussão apresenta resultados do cenário atual através da obtenção de dados coletados na escola que indicam a importância do professor em sala de aula de forma presencial e as dificuldades destes em conseguir superar o novo modelo de ensino.

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Biografia do Autor

Mery Ana Pacaya Poquis, Universidade do Estado do Amazonas

Licenciada em Geografia. Centro de Estudos Superiores de Tefé (CEST), Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

Francisco Davy Braz Rabelo, Universidade do Estado do Amazonas

Doutor em Geografia. Professor Adjunto do Colegiado de Geografia, Centro de Estudos Superiores de Tefé (CEST), Universidade do Estado do Amazonas - UEA. 

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Publicado

2022-02-22

Como Citar

Poquis, M. A. P. ., & Rabelo, F. D. B. (2022). Mapa conceitual enquanto instrumento de avaliação da prática docente: desafios no contexto da pandemia em Tefé – AM. Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 4(01), 38–58. https://doi.org/10.46551/rvg26752395202213858

Edição

Seção

Dossiê - Ensino de Geografia