Será que a Geografia é inclusiva? reflexões teórico-metodológicas fundamentais para educação contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/rvg2675239520212112128

Palavras-chave:

Escola Inclusiva, Educação, Geografia

Resumo

A inclusão na educação é uma palavra que vem sendo proferida na contemporaneidade em meio à necessidade de ajustar medidas de inserção de alunos de diferentes habilidades e necessidades especiais nas salas de aula do ensino regular.  A inclusão educacional veio para ficar e trás com ela uma oportunidade da escola melhorar os seus trabalhos para atender aqueles alunos com Necessidades Educacionais Especiais e formar sujeitos cidadãos que consigam lidar com o outro. A Geografia entra nesta dança educacional, permitindo que se oriente o aluno para vida, para a relação social e para o enfrentamento de questões de cidadania, através de múltiplos recursos didáticos. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo central discutir a educação inclusiva e as contribuições do ensino de Geografia, procurando fomentar o debate a cerca desta temática tão importante na educação. Para tal, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, a partir de uma revisão teórica sobre o tema. Espera-se, contudo, fortalecer as abordagens inclusivas, pensando numa escola para todos.

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Biografia do Autor

Vanessa Manfio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Geografia - Licenciatura Plena e Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Atualmente é membro do Grupo de Pesquisas Núcleo de Estudos Agrários (NEAG) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

2021-08-02

Como Citar

Manfio, V. (2021). Será que a Geografia é inclusiva? reflexões teórico-metodológicas fundamentais para educação contemporânea. Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 3(02), 112–128. https://doi.org/10.46551/rvg2675239520212112128