A Extensão Universitária e sua relação com a concepção científica do trabalho comunitário na Escola Superior Pedagógica do Bié - Angola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/rvg2675239520211192206

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Trabalho comunitário, Educação Ambiental

Resumo

O presente relato de experiência é parte de uma investigação sobre a Extensão Universitária para implementação na Escola Superior Pedagógica do Bié em Angola através de sua relação com a concepção científica do trabalho comunitário como resposta às exigências do modelo do profissional e das transformações do ensino superior angolano. A comunidade do bairro Catemo na cidade do Cuito província do Bié em Angola precisa aperfeiçoar um processo de orientação com enfoque ”meio-ambiente”, com objetivo de desenvolver uma cultura ambiental e em cada um de seus membros, onde as somas individuais em situações cotidianas como o bom uso da água, o depósito de lixo (resíduos sólidos e líquidos) em lugares adequados, a reciclagem, o tratamento de resíduos por cada indivíduo da comunidade e infinidade de ações. A pesquisa contribui para proteger e tornar sustentável a vida, fazendo-a agradável para todos os habitantes na convivência e a necessidade de sua transformação, encaminhado a uma melhor qualidade de vida da população. Para este fim se realizou um estudo exploratório sobre a mesma comunidade suburbana.

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Biografia do Autor

António Paulo Cuionja, Escola Superior Pedagógica do Bié

Mestre em Desenvolvimento Curricular no Instituto Superior de Ciências de Educação em Huíla (Angola) em 2016, professor da Escola Superior Pedagógica do Bié (Angola), pesquisador na área da metodologia de Ensino de Geografia, Licenciado em Ensino da Geografia na Instituto Superior de Ciências de Educação em Huambo (Angola), tendo desenvolvido uma pesquisa sobre a Planificação do Programa de Ensino de Geografia no Município de Huambo (Angola).

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Publicado

2021-04-05

Como Citar

Cuionja, A. P. (2021). A Extensão Universitária e sua relação com a concepção científica do trabalho comunitário na Escola Superior Pedagógica do Bié - Angola. Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 3(01), 192–206. https://doi.org/10.46551/rvg2675239520211192206

Edição

Seção

Relatos de Projetos e Experiências