Interdisciplinaridade, transversalidade e formação de professores

Autores

  • Rui Ribeiro de Campos Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.46551/rvg2675239520222356361

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Transversalidade, Ensino de Geografia, Formação de professores, PUC-Campinas

Resumo

O presente ensaio debate a Interdisciplinaridade, transversalidade e formação de professores a partir da ciência geográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rui Ribeiro de Campos , Universidade Federal Fluminense

Graduação em Filosofia, em Estudos Sociais (Licenciatura Curta) e em Geografia (Licenciatura Plena) pela PUC-Campinas. Terminou, em 1997, o Mestrado em Educação pela PUC-Campinas “A Geografia Brasileira, dentro e fora da sala de aula: uma ciência em construção” e, em 2004, o Doutorado em Geografia “A Dimensão Populacional na Obra de Josué de Castro” pela Unesp-Rio Claro. Realizou, entre 2013-2014, um pós-doutorado na Faculdade de Educação da Unicamp intitulado: “Análise crítica da obra de Vidal de La Blache e de sua influência no Ensino de Geografia no Brasil”. Foi professor do Ensino Médio por 25 anos; também, até 2012, da Faculdade de Geografia da PUC-Campinas, na qual, lecionava as disciplinas Epistemologia da Geografia, Pensamento Geográfico Brasileiro, Tópicos Contemporâneos de Geografia Mundial e Geografia Política. Pesquisou principalmente os seguintes temas: história da Geografia europeia e da brasileira, Josué de Castro e a relação entre temas da Geografia e a Música Popular Brasileira (MPB). Publicou diversos artigos em revistas de divulgação e científicas e, em 2011, pela Paco Editorial, o livro “Breve Histórico do Pensamento Geográfico Brasileiro nos Séculos XIX e XX” e, no início de 2014, pela Editora J. H. Mizuno: Geografia Política das Drogas Ilegais e “África Subsaariana: características básicas, partilha europeia e alguns conflitos” pela  Paco Editorial. Foi Professor Adjunto de História do Pensamento Geográfico, no curso de Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Angra dos Reis (IEAR).

Referências

CAMPOS, Rui Ribeiro de. Breve histórico da Educação brasileira . Cadernos do ICH, ICH-PUCCAMP, v. 02, p. 01-73, 1993.

CAMPOS, Rui Ribeiro de. O golpe nas ciências humanas: 1964 e Estudos Sociais. Geografia (Rio Claro) , Rio Claro, SP, v. 27, n.3, p. 29-70, 2002.

CAMPOS, Rui Ribeiro de. A dimensão populacional na obra de Josué de Castro. Tese (Doutorado em Geografia). Rio Claro: UNESP, 2004.

CAMPOS, Rui Ribeiro de. Cinema, Geografia e Sala de Aula. Estudos Geográficos (UNESP), v. IV, p. 01-22, 2006.

CAMPOS, Rui Ribeiro de. Entrevista - Licenciatura: memórias e vivências. Série Acadêmica (PUCAMP), Campinas (SP), p. 39 - 42, 01 dez. 2007.

CAMPOS, Rui Ribeiro de. Notas sobre a Guerra de Canudos e a Música Popular Brasileira. Geografia (Rio Claro. Impresso) , v. 35, p. 197-219, 2010.

CAMPOS, Rui Ribeiro de. Breve Histórico do Pensamento Geográfico Brasileiro nos Séculos XIX e XX. 1ª. ed. Jundiaí (SP): Paco Editorial, 2011. v. 01. 608p.

CAMPOS, Rui Ribeiro de. Geografia política das drogas ilegais. 1ª. ed. Leme (SP): J.H.Mizuno, 2014. v. 01. 168p .

CAMPOS, Rui Ribeiro de. África Subsaariana: características básicas, partilha europeia e alguns conflitos. 1ª. ed. Jundiaí (SP): Paco Editorial, 2014. v. 1. 312p.

CAMPOS, Rui Ribeiro de. A Guerrilha do Araguaia. Sinpro Cultura, Campinas - SP, p. 31 - 47, 10 dez. 2014.

CAMPOS, Rui Ribeiro de. Uma Breve Análise da Obra 'Princípios de Geografia Humana', de Vidal de La Blache. Boletim Gaúcho de Geografia, v. 42, p. 64-83, 2015.

CAMPOS, Rui Ribeiro de. A Influência da Escola Possibilista Francesa no Ensino de Geografia no Brasil. In: XV Encuentro de Geógrafos de América Latina - EGAL, 2015, La Habana. Memorias do XV EGAL. Havana (Cuba), 2015. v. 1. p. 267-281.

Downloads

Publicado

2022-12-23

Como Citar

Campos , R. R. de. (2022). Interdisciplinaridade, transversalidade e formação de professores. Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 4(02), 356–361. https://doi.org/10.46551/rvg2675239520222356361

Edição

Seção

Relatos de Projetos e Experiências