EDUCAÇÃO E HÁBITOS DE HIGIENE: ONDE E COMO INTERVIR?

Intervention Of Educational And Hygiene Habits: Where And How?

Autores

  • Ana Tereza Silva e Diogo faculdade de Ciências odontológicas-FCO
  • Igor Souto Xavier Universidade Estadual do Norte de Minas-Unimontes
  • Odarah Loren Medeiros Dias faculdade de Ciências odontológicas-FCO
  • Janinne Maria Alves da Silva faculdade de Ciências Odontológicas -FCO

DOI:

https://doi.org/10.46551/ruc.v24n2a9

Palavras-chave:

Higiene; Educação em saúde; Promoção de saúde.

Resumo

Resumo: Objetivo: Identificar qual o melhor público e quais as estratégias para incorporar ao indivíduo hábitos de higiene que atuem na prevenção de doenças individuais e coletivas. Método: a revisão foi realizada através de busca bibliográfica usando descritores Decs de interesse nas bases de dados Biblioteca Virtual de Saúde e Scielo. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, um total de 18 trabalhos foram selecionados para análise. Resultados: os hábitos de higiene têm relação com prevenção de doenças e a instituição escolar é local de práticas voltadas para o disciplinamento infantil e pode colaborar para o sucesso de campanhas que visam o combate de endemias e epidemias. A educação sanitária é preferencialmente endereçada à criança, pois ela é realmente educável, reservando ao adulto a instrução. Para melhorar o panorama da Saúde Pública é necessário educar as grandes massas. Conclusão: as estratégias de prevenção através da educação são propostas pelo Estado e aplicadas por diversos profissionais, mas o professor fica com a maior parte do trabalho a ser realizado com crianças na escola, pois a criança é o melhor alvo para a propagação dos hábitos de higiene na promoção de saúde para si e para a comunidade

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Publicado

2022-11-03

Como Citar

SILVA E DIOGO, A. T. .; SOUTO XAVIER, I. .; MEDEIROS DIAS, O. L. .; ALVES DA SILVA, J. . M. EDUCAÇÃO E HÁBITOS DE HIGIENE: ONDE E COMO INTERVIR? Intervention Of Educational And Hygiene Habits: Where And How?. Revista Unimontes Científica, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 1–15, 2022. DOI: 10.46551/ruc.v24n2a9. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica/article/view/5433. Acesso em: 19 abr. 2024.

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