HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM SOBRE O NOVO CORONAVÍRUAS

Autores

  • Waldemar de Paula-Júnior Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
  • Francisco Ferreira de Lima-Neto Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Nathália Zenaide Durães Soares Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Vitória Louise Mendes Fonseca Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Renata Cristina Rezende Macedo do Nascimento Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG
  • Andrea Grabe-Guimarães Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

DOI:

https://doi.org/10.46551/ruc.v23n2a12

Palavras-chave:

História em Quadrinhos; Educação; Imunologia; Coronavírus

Resumo

O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma história em quadrinhos, exemplo de metodologia ativa de ensino, relacionando sistema imunológico e o novo coronavírus, para potencializar o processo de ensino-aprendizagem. Possui, ainda, a finalidade de levar o leitor ao aprendizado científico e ao conhecimento de mundo, para que ele reflita em novas perspectivas. Foi elaborada uma história em quadrinhos (HQ) simulando a infecção pelo SARS-CoV-2 em um organismo humano. Foram enumerados os constituintes do sistema imunológico (macrófago, linfócito B, linfócito T citotóxico, linfócito T helper, célula natural killer, célula dendrítica, neutrófilo, eosinófilo, basófilo, IgA, IgG, IgM, citocinas e sistema complemento) capazes de atuar nessa infecção. As respostas imunológicas e os mecanismos de ação dos componentes do sistema imunológico foram relacionados com a infecção provocada pelo novo coronavírus. Foi utilizada uma linguagem acessível a pessoas de todas
as idades e diferentes graus de instrução. A HQ produzida pode representar resultado positivo no aprendizado do conteúdo de imunologia associado ao novo coronavírus ou potencializar informações já adquiridas. Para os autores, foram observadas habilidades como iniciativa, trabalho em equipe, além da capacidade de comunicação e de síntese. O presente trabalho
pode ser utilizado associado a outras metodologias ativas de aprendizagem e, sobretudo, servir de inspiração para que novas abordagens educacionais sobre o novo coronavírus sejam criadas.

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Biografia do Autor

Waldemar de Paula-Júnior, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Doutorando em ciências farmacêuticas pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Ouro Preto/ MG – Brasil. Docente do Departamento de Fisiopatologia, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Montes Claros/MG – Brasil.

Francisco Ferreira de Lima-Neto, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Graduando em medicina pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Montes Claros/MG - Brasil. 

Nathália Zenaide Durães Soares, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Graduanda em ciências biológicas pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Montes
Claros/MG - Brasil. 

Vitória Louise Mendes Fonseca, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Graduanda em ciências biológicas pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Montes
Claros/MG - Brasil.

Renata Cristina Rezende Macedo do Nascimento, Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG

Doutora em medicamentos e assistência farmacêutica pela Universidade Federal de Minas Gerais. Belo
Horizonte/MG - Brasil. Docente do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (CiPharma), Escola de Farmácia, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto/MG – Brasil.

Andrea Grabe-Guimarães, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Doutora em biologia celular e molecular pela Fundação Oswaldo Cruz, Cidade/Estado - Brasil. Docente do
Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (CiPharma), Escola de Farmácia, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto/MG – Brasil.

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Publicado

2021-11-15

Como Citar

PAULA-JÚNIOR, W. de; LIMA-NETO, F. F. de; SOARES, N. Z. D.; FONSECA, V. L. M.; NASCIMENTO, R. C. R. M. do; GRABE-GUIMARÃES, A. HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM SOBRE O NOVO CORONAVÍRUAS. Revista Unimontes Científica, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 01–26, 2021. DOI: 10.46551/ruc.v23n2a12. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica/article/view/4730. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais - Dossiê Doenças Infecciosas e Parasitárias