Mapa Situacional do Marketing: Um condensado das bibliometrias publicadas na área

Autores

  • Gilmara Aparecida de Freitas Dias Universidade Estadual de Montes Claros
  • Karla Veloso Coura Universidade Estadual de Montes Claros
  • André Luiz Mendes Athayde Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.46551/ruc.v22n1a06

Palavras-chave:

Marketing, Consumidor, Estudo de Bibliometrias, Produção Nacional

Resumo

Resumo: Objetivos: A presente pesquisa objetivou analisar as bibliometrias da área de marketing, tendo como base de dados a Scientific Periodicals Electronic Library (Spell). Para tanto, buscou-se identificar elementos como temáticas, demografia, estatísticas textuais, especificidades de grupos, Classificação Hierárquica Descendente e Nuvens de Palavras no corpus textual construído com os dados dos artigos. Método: Este estudo se baseou na aplicação do método bibliométrico em 37 bibliometrias com conteúdo de marketing disponibilizadas na Spell. A análise dos artigos dividiu-se em dois blocos: o primeiro abordou os artigos da amostra e o segundo resumiu as informações dos artigos tratados no primeiro. Resultados: Os resultados retrataram que as temáticas ‘consumo’ e ‘estratégia’ foram as mais estudadas e os artigos foram escritos de forma conjunta em sua maioria.  Os estudos foram majoritariamente teórico-empíricos e com abordagem qualitativa. Adicionalmente, a sociometria desenvolvida na presente pesquisa revelou a formação de três clusters, além de serem analisadas a Classificação Hierárquica Descendente (CHD) e a Análise Fatorial de Correspondência (AFC). Conclusões: caracterizou-se a área de estudo até então, embasando os pesquisadores para futuras investigações por meio de uma agenda de trabalho em pesquisa.

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Biografia do Autor

Gilmara Aparecida de Freitas Dias, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutoranda em Administração pela UnB. Mestre em Administração pela FEAD Minas. Especialista em Administração de Sistemas de Informação pela UFLA. Bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá e Tecnóloga em Informática pela UEMG. Atua como Docente das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros e da Universidade Estadual de Montes Claros e como Analista de Sistemas da Prefeitura Municipal de Montes Claros.

Karla Veloso Coura, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutoranda em Administração pela Universidade de Brasília - UnB, Mestre em Administração pela Faculdade Novos Horizontes (2010), Especialização em Matemática (2005), Especialização em Administração Financeira pela UNA (2003), MBA Profissional com área de Concentração em Marketing pela UNA (2003), Graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Montes Claros (2005), Graduação em Administração pela Universidade Estadual de Montes Claros (2002), Técnica em Processamento de Dados pela Fundação Educacional Montes Claros (1997). Professora Efetiva da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES no Departamento de Ciências da Administração. Atua nos projetos: Empresa Júnior (EJUMINAS) e Liderança e virtudes incentivam a cidadania nas organizações? O papel mediador das práticas de gestão de pessoas (CNPq).

André Luiz Mendes Athayde, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutorando em Administração pela Universidade de Brasília (UnB) com Estágio Doutoral na John H. Sykes College of Business - University of Tampa (UT), Estados Unidos (Bolsista Capes - PDSE - Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior); Mestre em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) - 2016; Graduado em Administração pelo Instituto Educacional Santo Agostinho (FASA) - 2013; Graduado em Letras Inglês pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) - 2017; Formado em Inglês pela Middle Tennessee State University (MTSU) em Nashville-TN, Estados Unidos - 2010. Possui experiência internacional na área de Supply Chain-Logística-Exportação com treinamentos recebidos na Novo Nordisk A/S (NNAS) em Copenhagen, Dinamarca - 2012. Atuou como Coordenador de Transportes e Exportação (2010-2014) em indústria multinacional; Atuou como Coordenador de Planejamento e Infraestrutura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Campus Montes Claros (2015-2017). Atualmente, é Professor do Magistério Superior (Dedicação Exclusiva) lotado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Campus Montes Claros. Coordenador do Grupo de Estudos em Administração da UFMG (GEA/ICA/UFMG). Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Administração da referida Universidade. Já atuou como Coordenador do Tema Educação Superior e Internacionalização da Divisão EnEPQ/ANPAD - 2018. Já atuou como Avaliador do Tema Planejamento de Ensino dos Seminários em Administração da Universidade de São Paulo (Semead - USP - 2018).

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Publicado

2020-12-14 — Atualizado em 2020-12-15

Versões

Como Citar

DIAS, G. A. de F.; COURA, K. V. .; ATHAYDE, A. L. M. Mapa Situacional do Marketing: Um condensado das bibliometrias publicadas na área. Revista Unimontes Científica, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 1–18, 2020. DOI: 10.46551/ruc.v22n1a06. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica/article/view/3635. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais