Revista Unimontes Científica (RUC) – Chamada para submissão de artigos científicos

2022-01-27

Dossiê temático:

Vol. 24. n. 2(2022): LETRAMENTO EM SAÚDE

Período de Submissão: 27/01/2022 à 27/06/2022. Serão aceitos para avaliação as seguintes categorias de manuscritos (Submissão):

Editorial; Artigo Original; Artigo de Revisão (Exclusivamente para este dossiê não será necessário convite do Editor-Chefe/Adjunto); Relatos de caso e/ou Experiência e Cartas ao Editor. Seguir a política editorial das diretrizes para os autores da RUC.

Em apoio às ações de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Organização Mundial da Saúde (OMS) realizou, em novembro de 2016, a 9ª Conferência Global de Promoção da Saúde cujas reflexões resultaram na “Declaração de Xangai”.  Nessa declaração, ficou explícito a conexão entre a saúde e os ODS e o Letramento em Saúde (LS) foi considerado um eixo de ação imprescindível no tripé da Promoção da Saúde no Desenvolvimento Sustentável. Em dezembro de 2021, em Genebra, a OMS promoveu a 10ª Conferência Global de Promoção da Saúde e posicionou o “Bem-Estar” como prioridade das políticas e estratégias de saúde. Nesse contexto, é necessário reafirmar o LS como ferramenta essencial na construção de uma sociedade de bem-estar sustentável.

“Letrar” é muito mais do que desenvolver habilidades de leitura, do que saber transmitir informações e melhorar o acesso aos serviços de saúde. Pessoas letradas em saúde desenvolvem a competência da compreensão, a possibilidade de julgamentos e a autonomia para a tomada de decisões adequadas ao autocuidado. Além disso, podem atuar intercedendo positivamente nos cuidados de saúde de seus familiares e de membros de sua comunidade. Além de um determinante social, o LS é uma verdadeira “vacina social”, de forte impacto na Saúde Pública, que capacita as pessoas a exercerem um maior domínio sobre a saúde em toda a sua dimensão social, cultural, econômica e política, promovendo a inclusão e mitigando as desigualdades em saúde.

            A Revista Unimontes Científica (RUC) compreende o LS como uma das abordagens mais promissoras para o avanço da Saúde Pública. E, ciente da sua potencialidade em intervir e transformar a realidade em que vivemos, abre espaço por meio do dossiê temático – Letramento em Saúde – para a construção de novas narrativas à Promoção da Saúde. Assim, a RUC convida vocês, prezados pesquisadores e universitários, a submeterem trabalhos nesse periódico e, através do universo das palavras, ideias e possibilidades, poderem contribuir para a escrita de mais um importante capítulo de nossa história: o de atender com ciência, ética e humanidade às complexas e desafiadoras demandas dos cuidados de saúde do século XXI.

 

Profa. Dra. Thaísa Crespo

Editora-Adjunta da Revista Unimontes Científica

Profa. Dra. Alessandra Rejane Ericsson de Oliveira

Editora-Chefe da Revista Unimontes Científica