O DIÁRIO DE CAMPO DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL

CONCEPÇÕES, (DES)CARACTERIZAÇÕES E POTENCIALIDADES

Autores

  • Gabriel Ramos Nascimento Evangelista Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Palavras-chave:

Serviço Social, Estágio Supervisionado, Diário de Campo, Diário de Campo de Estágio

Resumo

O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema o diário de campo de estágio supervisionado em Serviço Social. Existem diversas concepções de diário de campo, mas na referida pesquisa buscou-se compreender o diário de campo de estágio como um instrumento político-pedagógico no processo formação e exercício profissional do assistente social. Assim, o objetivo da pesquisa é de identificar e investigar as concepções, as descaracterizações e as potencialidades do diário de campo tendo como referência o Estágio Supervisionado em Serviço Social, que por sua vez, se configura como um importante espaço na graduação em Serviço Social e historicamente é relegado à segundo plano por discentes e docentes, como também por assistentes sociais nos campos de estágio, assim, o estágio é reduzido à mero cumprimento de carga horária e esvaziado de seu caráter crítico analítico e pedagógico-formativo, possuindo rebatimentos diretos no diário de campo de estágio. Nesse sentido, a referida pesquisa possui caráter qualitativo e foi dividida em duas etapas: uma bibliográfica e uma documental, tendo como método o materialismo histórico-dialético para analisar o movimento real de constituição do diário de campo de estágio em Serviço Social. Considera-se que a produção de conhecimento do Serviço Social sobre diário de campo de estágio é significativamente escassa, e, considerando ser este um instrumento amplamente utilizado na formação e no exercício da profissão essa escassez representa uma grave problemática. Considera-se também que o diário de campo de estágio possui diversas concepções, descaracterizações e potencialidades, sendo de extrema urgência a ampliação de pesquisas e estudos sobre a construção do diário de campo de estágio como um instrumento pedagógico, crítico-analítico e formativo.

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Biografia do Autor

Gabriel Ramos Nascimento Evangelista, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduação em Serviço Social pela UFTM. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Fundamentos, Formação e Exercício Profissional em Serviço Social (GEFEPSS) que compõe a Rede Mineira de Grupos de Estudos em Fundamentos em Serviço Social (ReMGEFSS). Membro do Grupo de Estudo em Pobreza e Cidadania “Tula Pilar” (GEPC) e da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva (LASC/UFTM). 

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Publicado

2021-07-24

Como Citar

Evangelista, G. (2021). O DIÁRIO DE CAMPO DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL : CONCEPÇÕES, (DES)CARACTERIZAÇÕES E POTENCIALIDADES. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 5(02), 227–228. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/sesoperspectiva/article/view/3942