NEODESENVOLVIMENTISMO ARRAIGADO

SOBRE A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM SERVIÇO SOCIAL.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/rssp.202228

Palavras-chave:

Serviço Social, Neodesenvolvimentismo, Produção de conhecimento

Resumo

Resumo: Em meio à hegemonia da lógica e da perspectiva neodesenvolvimentista no conjunto geral do pensamento crítico brasileiro, está em jogo, para assistentes sociais que objetivam uma ação profissional que intencione romper com o neoconservadorismo, a possibilidade e a necessidade da apropriação e do aprofundamento na perspectiva crítica. Metodologia: a revisão bibliográfica debate a influência da perspectiva neodesenvolvimentista sobre as condições teóricas e políticas nas quais o Serviço Social brasileiro desenvolve a sua compreensão sobre a atual conjuntura nacional e intervém na realidade por ela (re)produzida. Objetivo: colocar provocações ao debate da produção de conhecimento em Serviço Social no Brasil atual frente à possibilidade do neodesenvolvimentismo arraigado. Resultados: caracteriza-se conceitualmente e materialmente o neodesenvolvimentismo, traça as suas relações com o Serviço Social brasileiro e questiona os desdobramentos da sua influência sobre a produção de conhecimento e a intervenção desta categoria profissional na contemporaneidade. Considerações Finais: a perspectiva e a lógica neodesenvolvimentistas podem atuar no interior do Serviço Social brasileiro, assim como no campo do pensamento crítico em geral, incutindo uma redução no rigor crítico com o qual se compreende a realidade e nela se intervém.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrício Augusto Araújo Ribeiro, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Assistente Social. Graduação em Serviço Social pela UFTM. Mestrando em Serviço Social pela UNESP Franca, orientando do Prof. Dr. Gustavo José de Toledo Pedroso. Assistente Social da Prefeitura Municipal de Uberlândia. Membro dos grupos de estudos FIAPO E GEPPIA, da UNESP Franca. E-mail: faa.ribeiro@unesp.br

Referências

ALMEIDA, L. F, R; Entre o nacional e o neonacional desenvolvimentismo: poder político e classes sócias no Brasil contemporâneo. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 112, p. 689-710, out|dez. 2012.

BRAVO, M. I.; MATOS, M. C. de. Projeto ético-político do serviço social e sua relação com a reforma sanitária: elementos para o debate. In: MOTA, A. E. (Org.). Serviço social e saúde: Formação e Trabalho Profissional. São Paulo: OPAS, OMOS, 2006.

BRESSER-PEREIRA, L, C; A crise da América Latina: consenso de Washington ou crise fiscal? XVIII Encontro Nacional de Economia da Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec), proferida em Brasília, em 4 de dezembro de 1990.

CASTELO, R; O novo desenvolvimentismo e a decadência ideológica do pensamento econômico brasileiro. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 112, p. 613-636, out|dez. 2012.

GONÇALVES, R; Novo desenvolvimentismo e liberalismo enraizado. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 112, p. 637-671, out|dez. 2012.

IAMAMOTO, M. V; O Serviço Social na contemporaneidade. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

LOPES, L; Contrarreforma e corte de benefícios: o lucro com a miséria. Le Monde Diplomatique Brasil, ed. Nº 123 de outubro de 2017.

NETTO, J. P; Ditadura e Serviço Social: uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64. 15 ed. São Paulo : Cortez, 2010.

___________. A construção do projeto ético-político do Serviço Social frente à crise contemporânea. In: CAPACITAÇÃO em Serviço Social e Política Social. Brasília: UnB., Mod. 1, p. 91-110, 1999.

___________; Transformações societárias e Serviço Social: notas para uma análise prospectiva da profissão no Brasil. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 50, p.87 – 132, abril, 1996.

PEREIRA, P. A. P. Necessidades humanas: subsídios à crítica dos mínimos sociais. São Paulo: Cortez, 2002.

PEREIRA, C. P. PEREIRA, P. A. P. Cobiça capitalista, pandemia e o futuro da política social. Argumentum, Vitória, v. 13, n. 1, p. 40-52, jan./abr. 2021.

POCHMANN, M. Desenvolvimento e perspectivas novas para o Brasil. São Paulo, Cortez, 2010.

SAMPAIO JUNIOR, P, A; Desenvolvimentismo e neodesenvolvimentismo: tragédia e farsa. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 112, p. 672-688, out|dez. 2012.

TEIXEIRA, F. J. S; O neoliberalismo em debate. In: TEIXEIRA, Francisco J. S.; OLIVEIRA, Manfredo Araújo de (Org.). Neoliberalismo e reestruturação produtiva: as novas determinações do mundo do trabalho. São Paulo: Cortez; 1996. p. 195-252.

Downloads

Publicado

2022-08-25

Como Citar

Araújo Ribeiro, F. A. (2022). NEODESENVOLVIMENTISMO ARRAIGADO: SOBRE A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM SERVIÇO SOCIAL. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 6(2), 195–213. https://doi.org/10.46551/rssp.202228