FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL E PARAGUAI

UM ESTUDO DE CASO NA UNILA E UNA

Autores

  • Filipe Silva Neri UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
  • Maria Geusina da Silva Universidade Federal da Integração Latino-Americana

DOI:

https://doi.org/10.46551/rssp.202124

Palavras-chave:

Serviço Social, Formação Profissional, UNA, UNILA

Resumo

O presente artigo pretende apresentar as semelhanças e diferenças no processo de formação profissional dos assistentes sociais no Arco Sul do MERCOSUL, tendo como referência os cursos de Serviço Social/Trabajo Social da Universidade Federal da Integração Latino-Americana e Universidade Nacional de Assunção, no Brasil e Paraguai. Buscou-se, a partir de revisão de literatura e documental, descrever como se deu a construção das propostas pedagógicas dos respectivos cursos, identificando as entidades representativas da categoria profissional envolvidas, conhecendo os marcos regulatórios e jurídico-normativos que fundamentam e balizam a formação em Serviço Social/Trabajo Social nos países estudados. As incursões possibilitaram identificar que ambas propostas formativas estudadas vêm buscando formar assistentes sociais/trabajadores sociales com perfil capaz de intervir e que materializem ações que estejam condizentes com os princípios dos Códigos de Ética e das Leis que regulamentam a profissão; a existência de elementos que se materializam de modo mais simétricos do que assimétricos, demonstrando a possibilidade de intercambiar saberes, práticas e conhecimentos entre as duas instituições de ensino, assim como seu respectivo aprofundamento com os demais países da América Latina e Caribe.

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Biografia do Autor

Filipe Silva Neri, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Assistente Social (CRESS 13621/ 11ª Região-PR). Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) (2015-2019). Atualmente mestrando em Serviço Social e Política Social na Universidade Estadual de Londrina (UEL) (2020-2022). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. É membro do Observatório Social do Instituto MERCOSUL de Estudos Avançados (IMEA/UNILA). Membro do Grupo de Pesquisa Serviço Social, Proteção Social, Migrações e Fronteiras (UNILA) e do Grupo de Pesquisa Serviço Social: fundamentos e trabalho do assistente social nas políticas públicas e sociais (UEL)

Maria Geusina da Silva, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Assistente Social. Doutora em Serviço Social. Professora do curso de Serviço Social da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política (ILAESP). Lider do Grupo de Pesquisa Serviço Social, Proteção Social,  Migrações e Fronteiras. Coordenadora do Observatório Social do Instituto MERCOSUL de Estudos Avançados (IMEA/UNILA)

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Publicado

2021-07-24

Como Citar

Silva Neri, F., & da Silva, M. G. . (2021). FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL E PARAGUAI: UM ESTUDO DE CASO NA UNILA E UNA. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 5(02), 183–205. https://doi.org/10.46551/rssp.202124