ESTÁGIO SUPERVISIONADO

DESAFIOS À FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/rssp.202002

Palavras-chave:

Serviço Social. Educação Superior. Estágio Supervisionado

Resumo

Este artigo resulta de inquietações das autoras sobre o estágio supervisionado, a partir de experiências apreendidas no exercício da profissão de Serviço Social, com trabalho voltado para a assistência estudantil na Universidade Federal de Goiás, que é realizada a supervisão de estágio de campo e acadêmico em Serviço Social. O estágio é considerado essencial no processo da formação qualificada como um direito social ao estudante e também contribui na formação e reflexão do fazer profissional, como uma das dimensões de seu trabalho o estágio supervisionado, em uma instituição pública, espaço de constantes contradições, de lutas e resistências para contribuir no processo de democratização do acesso, condições de permanência e da formação, dos direitos sociais e na ruptura do ultraconservadorismo, próprio da estrutura capitalista, na conquista de outra sociabilidade, justa e igualitária, ao resguardar o direito à diversidade social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL (ABEPSS). Nota referente ao estágio supervisionado no período de isolamento social para o combate ao novo coronavírus (COVID-19). Brasília, 03/04/2020. Disponível em http://www.abepss.org.br/noticias/coronavirus-abepss-se-manifesta-pela-suspensao-das-atividades-de-estagio-supervisionado-em-servico-social-367. Acesso em 15 mai. 2020

_______. Política Nacional de Estágio. Brasília, [2010]. Disponível em: <http://www.abepss.org.br/politica-nacional-deestagio-
da-abepss-11>. Acesso em: 7 abr. 2020.

CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL (CFESS). Ética e direitos humanos: os desafios no ensino e na pesquisa em Serviço Social. In. Revista Inscrita, Ano 10, n.14, Brasília, Dez. 2013.

CAMARGO, Ricardo. OS efeitos do PROINF no Programa Territorial do Território Vale do Rio Vermelho. s/d

CAPUTI, Lesliane; MOREIRA, Tales Willyan Fornazier. Estágio supervisionado em Serviço Social: contribuição para defesa do projeto ético-político profissional. Andes SN, 2018.
CAPUTI, Lesliane. Supervisão de estágio em Serviço Social: significâncias e significados. Revista. Katálysis., Florianópolis, v. 19, n. 3, p. 389-394, out./dez. 2016.

CHAUÍ, Marilena. A universidade operacional. Folha de São Paulo, São Paulo, 9 maio 1999. Caderno Mais! p. 3

DE PAULA, Alisson Slider do Nascimento. O Programa REUNI em foco: intensificação e precarização do trabalho docente. Revista Espaço Acadêmico, n. 170, jul./2015. Ano XIV. ISSN 1519-6186.

GUERRA, Yolanda. No que se sustenta a falácia de que “na prática a teoria é outra?”In: 2° Seminário Nacional Estado e Políticas Sociais no Brasil. Cascavel, Unioeste, out, 2005.
GUIRALDELLI, Reginaldo; ALMEIDA, Janaina Loeffler de. A construção dos Fóruns de supervisão de estágio em serviço social. Revista Katálysis. Florianópolis, v. 19, n. 3, p. 395-402, out./dez. 2016.
IAMAMOTO, M. V. A formação acadêmico-profissional no Serviço Social brasileiro. Revista Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 120, p. 609-639, out./dez. 2014

___________. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação. 21. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

________. Serviço Social em Tempo de Capital Fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. 2ª Ed. São Paulo: Cortez, 2009.

LEHER, R. Educação superior minimalista: a educação que convém ao capital no capitalismo dependente. 2011 (mimeo).

LEWGOY, Alzira Maria Baptista. Supervisão de estágio em serviço social: desafios para a formação e exercício profissional. Revista Temporalis. Brasília (DF), ano 13, n. 25, p. 63-90, jan./jun. 2013.

________. Supervisão de Estágio em Serviço Social: desafios para a formação e o exercício profissional. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2010

MÉSZÁROS, István. Para além do capital. Tradução de Paulo César Castanheira/Sérgio Lessa. São Paulo: Boitempo Editorial, 2011.

NETTO, J. P. Introdução ao método na teoria Social. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/Abepss, 2009.

SIMIEMA, Carolina. Antiga capital, cidade de Goiás atrai pelas construções históricas. 05 /03/2012. Disponível em G1.globo.com/goias/noticia/2012/03/antiga-capital-cidade-de-goias-atrai-pelas-construcoes-historicas.html.

SOUSA, Andréa Harada. Mercantilização e automação do ensino superior privado: o caso da Educação a Distância. 2019. Disponível em http://fepesp.org.br/artigo/7078/

Downloads

Publicado

2020-07-04

Como Citar

Favaro, T., & Ribeiro, E. (2020). ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DESAFIOS À FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 4(1), 22–44. https://doi.org/10.46551/rssp.202002