LUTA ESTUDANTIL NA CONTEMPORANEIDADE

NOVAS FORMAS E CONTEÚDOS DA RESISTÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/rssp.202224

Palavras-chave:

Movimento Estudantil. Universidade. Lutas contemporâneas. Ultraneoliberalismo. Pandemia.

Resumo

 O artigo discute as novas formas e conteúdos da luta estudantil na defesa da educação superior pública na atualidade. Está baseado em pesquisa bibliográfica, documental e de campo com estudantes dos movimentos e coletivos estudantis da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Os resultados revelam o acirramento das lutas frente aos ataques do atual governo à universidade e à ciência, o surgimento de novas formas de ativismo, a intensificação do uso das tecnologias de comunicação e informação, e a ampliação dos conteúdos das pautas na perspectiva interseccional. Conclui que as novas formas e conteúdos da luta estudantil reforçam o papel da juventude no questionamento das relações sociais vigentes e na resistência aos desafios do tempo presente.

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Biografia do Autor

Fernanda Assis, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Assistente Social. Graduação em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). ORCID: 0000-0002-3409-3730.  E-mail feernandassis@gmail.com

Daniele Batista Brandt, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Assistente social. Graduação em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre e doutora em Serviço Social pela UERJ. Especialista em Gênero e Sexualidade pelo Instituto de Medicina Social da UERJ e especialista em Política e Planejamento Urbano pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Departamento de Fundamentos Teórico-práticos do Serviço Social da Faculdade de Serviço Social (UERJ). ORCID:  0000-0003-2416-1928. E-mail daniele.brandt@uerj.br

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Publicado

2022-08-25

Como Citar

Assis, F., & Batista Brandt, D. . (2022). LUTA ESTUDANTIL NA CONTEMPORANEIDADE: NOVAS FORMAS E CONTEÚDOS DA RESISTÊNCIA. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 6(2), 124–137. https://doi.org/10.46551/rssp.202224