CONTRARREFORMA PREVIDENCIÁRIA

OPERAÇÕES PENTE FINO NOS BENEFÍCIOS POR INCAPACIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/rssp.202226

Palavras-chave:

Benefícios por Incapacidade. Operações Pente Fino. Contrarreforma previdenciária. Direitos Sociais

Resumo

Resumo: As ações revisionais nos benefícios por incapacidade iniciadas no âmbito das contrarreformas da previdência, tem como fundamento para sua realização a necessidade de apuração de supostas fraudes no recebimento dos valores pagos ao segurado pelo INSS. Entretanto, a justificava pautada em questões de ajuste fiscal demonstram a tendência regressiva dos direitos sociais face a priorização de critérios econômicos pela agenda política neoliberal. Objetivo: Em virtude disso, o presente artigo tem como objetivo averiguar a eficiência das referidas ações, e suas possíveis consequências para o segurado trabalhador, tendo em vista a ocorrência de supressão de direitos por parte do Estado. Metodologia: Nesse delinear, utiliza-se o método histórico e argumentativo, realizando uma pesquisa documental e revisão bibliográfica. Resultados: Com esta pesquisa pôde-se perceber o aumento no número de suspenção e corte de benefícios no âmbito administrativo tendo como motivo o parecer contrário da perícia médica e por conseguinte o aumento na judicialização destes direitos sociais para seu então restabelecimento. Considerações finais: Concretamente resta evidenciado a intensidade crescente da forma contemporânea do capital expropriar direitos, tendo em vista que no contexto da contrarreforma previdenciária referida ação é implementada como meio para apurar fraudes e, por conseguinte promover a contenção de gastos. Entretanto, na prática ocorre o corte de um número elevado de benefícios com a suspensão do respectivo pagamento, ficando o segurado e o trabalhador em situação de vulnerabilidade, sem o benefício que lhes garantia subsistência e em diversos casos, sem condições de retornar ao mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathalie da Nóbrega Medeiros, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Bacharela em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Pós-graduada em Direito e Prática Previdenciária pela Universidade Estácio de Sá, Mestranda em Serviço Social e Direitos Sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN; advnathalienobrega@gmail.com.

Referências

AMADO, Frederico Augusto di Trindade. Curso de direito e processo previdenciário. 9. ed. Salvador: JusPodivm, 2010

BEHRING, Elaine Rossetti; BOSCHETTI, Ivanete. Política social: fundamentos e história. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2016. – (Biblioteca básica de serviço social; v. 2).

BEHRING, Elaine Rossetti. Contra-reforma: desestruturação do Estado e perda de direitos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

BRAZ, Marcelo; NETTO, José Paulo. Economia política: uma introdução crítica. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012. – (Biblioteca básica de serviço social; v. 1).

FERNANDES, Florestan. A revolução burguesa no Brasil. Editora Globo S.A – 5. Ed. São Paulo – SP, 2006.

IBRAHIM, Fábio Zambitte. Curso de direito previdenciário. 16ª ed. Rio de Janeiro. Ed.: Impetus, 2011.

INSPER - Instituto de Ensino e Pesquisa. Conselho Nacional de Justiça. A judicialização de benefícios previdenciários e assistenciais. Brasilia: CNJ, 2020. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/wp-content/uploads/2021/02/Relatorio-Final-INSPER_2021-02-08.pdf. Acessado em nov. 2021.

LAVINAS, Lena. A financeirização da Política Social. IN- Revista Politika: trinta anos de redemocratização. Fundação João Mangabeira, nº 2, julho, 2015.

MANDEL, Ernest. O capitalismo tardio. Abril Cultural, 1982. São Paulo - SP

MONTAÑO, Carlos; DURIGUETTO, Maria Lúcia. Estado, classe e movimento social. Carlos Montaño, Maria Lúcia Duriguetto. – 3. ed. – São Paulo: Cortez, 2011. – (Biblioteca básica de serviço social; v. 5).

SILVA, Maria Lucia Lopes da. Previdência Social no Brasil: (des)estruturação do trabalho e condições para a sua universalização. São Paulo: Cortez, 2012.

STRAPAZZON, Carlos Luiz. CAVALHEIRO, Andressa Fracaro. Nova fase dos direitos de seguridade social: um recomeço. In Direitos fundamentais em Estados Compostos. Carlos Luiz Strapazzon, Mercè Barcelò i Serramalera (orgs.); tradução de: Débora Diersmann Pereira. Chapecó: Unoesc, 2013.

Downloads

Publicado

2022-08-25

Como Citar

da Nóbrega Medeiros, N. (2022). CONTRARREFORMA PREVIDENCIÁRIA: OPERAÇÕES PENTE FINO NOS BENEFÍCIOS POR INCAPACIDADE. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 6(2), 162–178. https://doi.org/10.46551/rssp.202226