O ENVELHECIMENTO NA SOCIABILIDADE CAPITALISTA

Autores

  • IZABEL CRISTINA RODRIGUES
  • WESLEY HELKER FELÍCIO SILVA

Resumo

Este artigo busca desenvolver um estudo a partir da sociabilidade que estão inseridos os idosos no processo de envelhecimento. Todavia o sistema capitalista tem contribuído no afastamento simultâneo dessa categoria no mundo do trabalho, uma vez que estes cidadãos e considerados uma força de trabalho improdutiva, ineficiente sem considerar que este autor em determinada época tenha contribuído para este sistema desigual. No entanto percebemos os desencontros que a própria dinâmica da vida tem sujeitado, a partir do momento que o homem não consegue ser o “protagonista” da sua própria história e o momento que a um desligamento das forças físicas para determinada ação, principalmente dentre a relação de trabalho. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BEAUVOIR, Simone de. A velhice. 5. Ed. Rio de Janeiro, 1990, p. 9-20.

BERNARDO, Maria Helena de Jesus. A velhice da Classe Trabalhadora e a Naturalização dos Cuidados Familiares. Envelhecimento na sociabilidade capitalista. São Paulo, ed, papel social, 2017, p. 61.

CALDAS, Célia Pereira. Envelhecimento com Dependência: Responsabilidades e demandas das famílias. Caderno saúde pública, Rio de Janeiro. Disponível em <file:///C:/Users/Izabel/Documents/texto%20sobre%20idoso.pdf>. 2003.

CAMARANO, Ana Amélia; KANSO, Solange. As instituições de longa permanência para idosos no Brasil. In: Revista brasileira de estudos de população. Vol. 27. N. 1. São Paulo janeiro. / Junho de 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbepop/v27n1/14.pdf>. Acesso 31/01/2017.

FALEIROS, Vicente de Paulo. Envelhecimento no Brasil no século XXI: Transições e Desafios.Vitória(ES).Disponível,file:///C:/Users/Izabel/Documents/texto%20de%20Faleiros%20para%20o%20primeiro%20capitulo1.pdf. 2014.

FREITAS, M. C. de QUEIROS, T. A. SOUZA, J. A. V. de. O significado da velhice e da experiência de envelhecer para os idosos. Escola de enfermagem USP. Disponível em <www.scielo.br/pdf/reeUSP/v44n2/24.pdf>, 2010.

LEITE, ET AL. A situação Social do Idoso no Brasil: Uma breve consideração. São Paulo, act Paul. Enfermagem. Artigodisponívellem<http://www.scielo.br/pdf/ape/v18n4/a11v18n4.pdf. 2005.

Minayo, Maria Cecília de Souza (org.) Antropologia, saúde e envelhecimento. / Organizado por Maria Cecília de Souza Minayo e Carlos E. A. Coimbra Jr. Rio de Janeiro: Editora, 2002.

PAULA, Marcos Ferreira de. Os idosos do nosso tempo e a impossibilidade da sabedoria no capitalismo atual. Serviço social e sociedade. São Paulo, 2016, p. 262, 272.

SILVA, Maria do Rosário de Fatima e. Envelhecimento e Proteção Social: Aproximação entre Brasil, América Latina e Portugal. Serviço Social e Sociedade. São Paulo, p. 215, 216.

WHITAKER, Andreatta. O idoso na contemporaneidade: a necessidade de se educar a sociedade para as exigências desse “novo” ator social, titular de direitos. Disponível em http://www.cedes.unicamp.brcampinas, 2010.

Downloads

Publicado

2020-03-17

Como Citar

CRISTINA RODRIGUES, I. ., & HELKER FELÍCIO SILVA, W. . (2020). O ENVELHECIMENTO NA SOCIABILIDADE CAPITALISTA. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 2(Especial), 403-421. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/sesoperspectiva/article/view/994

Edição

Seção

Comunicação Oral - Estado e Políticas Sociais