CAPITALISMO MONOPOLISTA, “QUESTÃO SOCIAL” E AS POLÍTICAS SOCIAIS: RELEITURAS SOBRE O SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL

Autores

  • MARIANA ALVES BARBOSA
  • SCARLET GOMES PRATES
  • SUZANA ALVES DOS SANTOS BARROS
  • THAINARA SOARES VELOSO

Resumo

O Serviço Social historicamente, desde seu advento teve como base de atuação a Questão Social, e com o desenvolvimento do capitalismo na era Industrial ouve um maior acirramento das expressões da Questão Social, devido à total exploração do trabalhador, da pauperização, das péssimas condições de trabalho e dos baixos salários. Onde os capitalistas para poderem obter seus lucros necessitavam explorar cada vez mais do trabalhador. Ao passo que o sistema capitalista se desenvolve se consolida ele vai acirrando cada vez mais as expressões da Questão Social, apresentadas pela forma de exploração, desemprego, do exercito industrial de reserva, que para o sistema capitalista gera muitos benefícios. E historicamente o Serviço Social foi chamado pelo Estado para resolver ou amenizar tais questões referentes ao conflito entre as classes burguesia e proletariado, que em primeiro momento surge como forma assistencialista tendo suas bases de atuação vinculadas a igreja e ao Estado, mas que aos poucos começam a questionar suas próprias formas de atuação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FALEIROS, Vicente de Paula. O que é Política Social. São Paulo: Brasiliense, 2004. – (Coleção Primeiros Passos, 168)
IANNI, Octavio. Pensamento Social no Brasil. São Paulo: Edusc, 2004.
IAMAMOTO, Marilda V. O Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 21.ed. São Paulo; Cortez, 2011.
IAMAMOTO, Marilda V. Renovação e Conservadorismo no Serviço Social. 11.ed. São Paulo: Cortez , 2011.
NETTO, Jose Paulo. Capitalismo Monopolista e Serviço Social. 8 ed. São Paulo: Cortez,2011 .
SANTOS, Josiane Soares. “Questão Social”: particularidades no Brasil. São Paulo: Cortez, 2012, v.6.

Downloads

Publicado

2020-02-17

Como Citar

ALVES BARBOSA, M., GOMES PRATES, S. ., ALVES DOS SANTOS BARROS, S., & SOARES VELOSO, T. (2020). CAPITALISMO MONOPOLISTA, “QUESTÃO SOCIAL” E AS POLÍTICAS SOCIAIS: RELEITURAS SOBRE O SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 2(Especial), 273-284. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/sesoperspectiva/article/view/984

Edição

Seção

Comunicação Oral - Estado e Políticas Sociais