CRESCIMENTO ECONÔMICO E DESENVOLVIMENTO

Autores

  • LETÍCIA PEREIRA DOURADO
  • LILIAN FERNANDA SILVA
  • RICHARDSON NICOLA PONTONE

Resumo

O presente artigo pretende abordar as relações entre o crescimento econômico e o desenvolvimento, enfatizando as controvérsias entre eles. Tem o objetivo de conceitua-los, e analisar alguns dos inúmeros adjetivos acrescentados ao termo desenvolvimento. A partir de pesquisa bibliográfica, este artigo busca oferecer subsídios teóricos que contribuam para o debate acerca do conceito de desenvolvimento, que pode ser considerado um dos assuntos mais discutidos pelos autores das Ciências Sociais. Por fim, o presente artigo pretende ainda iniciar a discussão a respeito da assistência social e suas políticas governamentais enquanto estratégia de desenvolvimento humano e social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, Guilherme Dias. Desenvolvimento sustentável e educação ambiental: uma abordagem histórica e conceitual. In: História e Memória do Centro-Oeste Mineiro - Perspectivas 3: Confluências entre o Urbano e o Rural/Organizadores: 1ª ed. Belo Horizonte: O Lutador, 2012.

BOFF, Leonardo. Sustentabilidade: o que é e o que não é. Vozes, 2012.

BELO HORIZONTE, Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal adjunta de Assistência Social. Dicionário de termos técnicos da Assistência Social. Belo Horizonte: ASCOM, 2007.

BOTTOMORE, Tom. Dicionário do pensamento marxista. Tradução de Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

CRESS, Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais. Contribuições para o exercício profissional de assistente social: coletânea de leis. Belo Horizonte, 2013.

DENARDI, Reni A. et all. Fatores que afetam o desenvolvimento local em pequenos municípios do Paraná. Curitiba: EMATER, 2000.

ESTEVÃO, Ana Maria Ramos. O que é Serviço Social. 6ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1999.

GOULART, Sueli et all. Articulações em rede e acontecimentos no território: subsídios teóricos para formação de políticas públicas para o desenvolvimento. Rio de Janeiro: Cadernos EBAPE. BR, v.8, n.3, p.388-403, set. 2010.

IBGE. Contas nacionais – número 35. Contas Regionais do Brasil, 2005 – 2009. Disponível em: www.ibge.gov.br

KAPLAN, Allan. O processo social e o profissional de desenvolvimento. São Paulo: Instituto Fonte para o Desenvolvimento Social e Editora Fundação Petrópolis, 2005.

LIMA, Gustavo F. da Costa. O debate da sustentabilidade na sociedade insustentável. In: Revista eletrônica Política e Trabalho, p. 201-220, set. 1997. Disponível em: www.ifsp.edu.br

MARTINELLI, Maria Lúcia. Serviço Social: identidade e alienação. São Paulo: 11ª ed. Cortez, 2007.

MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. Prólogo de José Paulo Netto. São Paulo: 2ª ed. Cortez, 1998.

OLIVEIRA, Gilson Batista de. Uma discussão sobre o conceito de desenvolvimento. Curitiba: Revista da FAE, v.5, n.2, p.37-48, mai/ago. 2002.

SCATOLIN, Fábio Dória. Indicadores de desenvolvimento: um sistema para o estado do Paraná. Porto Alegre: 1989. Dissertação (Mestrado em economia). Universidade Federal do rio Grande do Sul.

SINGER, Paul. Desenvolvimento capitalista e desenvolvimento solidário. Estudos avançados, v.18, n. 51, 2004.

SOUZA, Nali de Jesus de. Desenvolvimento econômico. São Paulo: Atlas, 1993.

www.pnud.gov.br – Acesso em 16 de agosto de 2012.

Downloads

Publicado

2020-02-17

Como Citar

PEREIRA DOURADO, L. ., FERNANDA SILVA, L., & NICOLA PONTONE, R. (2020). CRESCIMENTO ECONÔMICO E DESENVOLVIMENTO. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 2(Especial), 247-258. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/sesoperspectiva/article/view/982

Edição

Seção

Comunicação Oral - Estado e Políticas Sociais