CRESCIMENTO ECONÔMICO E DESENVOLVIMENTO
Resumo
O presente artigo pretende abordar as relações entre o crescimento econômico e o desenvolvimento, enfatizando as controvérsias entre eles. Tem o objetivo de conceitua-los, e analisar alguns dos inúmeros adjetivos acrescentados ao termo desenvolvimento. A partir de pesquisa bibliográfica, este artigo busca oferecer subsídios teóricos que contribuam para o debate acerca do conceito de desenvolvimento, que pode ser considerado um dos assuntos mais discutidos pelos autores das Ciências Sociais. Por fim, o presente artigo pretende ainda iniciar a discussão a respeito da assistência social e suas políticas governamentais enquanto estratégia de desenvolvimento humano e social.
Downloads
Referências
BOFF, Leonardo. Sustentabilidade: o que é e o que não é. Vozes, 2012.
BELO HORIZONTE, Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal adjunta de Assistência Social. Dicionário de termos técnicos da Assistência Social. Belo Horizonte: ASCOM, 2007.
BOTTOMORE, Tom. Dicionário do pensamento marxista. Tradução de Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
CRESS, Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais. Contribuições para o exercício profissional de assistente social: coletânea de leis. Belo Horizonte, 2013.
DENARDI, Reni A. et all. Fatores que afetam o desenvolvimento local em pequenos municípios do Paraná. Curitiba: EMATER, 2000.
ESTEVÃO, Ana Maria Ramos. O que é Serviço Social. 6ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1999.
GOULART, Sueli et all. Articulações em rede e acontecimentos no território: subsídios teóricos para formação de políticas públicas para o desenvolvimento. Rio de Janeiro: Cadernos EBAPE. BR, v.8, n.3, p.388-403, set. 2010.
IBGE. Contas nacionais – número 35. Contas Regionais do Brasil, 2005 – 2009. Disponível em: www.ibge.gov.br
KAPLAN, Allan. O processo social e o profissional de desenvolvimento. São Paulo: Instituto Fonte para o Desenvolvimento Social e Editora Fundação Petrópolis, 2005.
LIMA, Gustavo F. da Costa. O debate da sustentabilidade na sociedade insustentável. In: Revista eletrônica Política e Trabalho, p. 201-220, set. 1997. Disponível em: www.ifsp.edu.br
MARTINELLI, Maria Lúcia. Serviço Social: identidade e alienação. São Paulo: 11ª ed. Cortez, 2007.
MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. Prólogo de José Paulo Netto. São Paulo: 2ª ed. Cortez, 1998.
OLIVEIRA, Gilson Batista de. Uma discussão sobre o conceito de desenvolvimento. Curitiba: Revista da FAE, v.5, n.2, p.37-48, mai/ago. 2002.
SCATOLIN, Fábio Dória. Indicadores de desenvolvimento: um sistema para o estado do Paraná. Porto Alegre: 1989. Dissertação (Mestrado em economia). Universidade Federal do rio Grande do Sul.
SINGER, Paul. Desenvolvimento capitalista e desenvolvimento solidário. Estudos avançados, v.18, n. 51, 2004.
SOUZA, Nali de Jesus de. Desenvolvimento econômico. São Paulo: Atlas, 1993.
www.pnud.gov.br – Acesso em 16 de agosto de 2012.