O ATENDIMENTO DAS NECESSIDADES SOCIAIS NO RIO DE JANEIRO: RETOMADA DO CONSERVADORISMO RELIGIOSO

Autores

  • ALEJANDRA PASTORINI CORLETO
  • GABRIELE GOMES FARIA
  • JESSIKA LOPES DE OLIVEIRA
  • OLÍVIA RAMOS DA PENHA

Resumo

Este trabalho objetiva-se analisar as ações sociais que estão sendo implementadas no atual governo Crivella, na cidade do Rio de Janeiro. Ao abordar essa gestão, é necessário aduzira influência da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) na esfera pública; essa incidência vê-se refletida na escolha das instituições executoras das ações sociais, no discurso oficial acerca da assistência social, nos mecanismos de implantação dos programas etc. reforçando o caráter moralizador e conservador no método de atendimento das manifestações da questão social. Com isso, objetiva-se analisar as características das ações sociais executadas na cidade,buscando desvendar o influxo da IURD nas decisões políticas, sobretudo, aquelas vinculadas aos programas sociais fadadas às populações mais empobrecidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. GOVERNO DO RIO DE JANEIRO. Unidade de Polícia Pacificadora. Disponível em:<http://www.upprj.com/index.php/o_que_e_upp> Acesso em: 10 de Agosto de 2017.
BRASIL. MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL. Centro de Referência Especializado para pessoas em situação de rua - Centro Pop. Disponível em <http://mds.gov.br/assuntos/assistencia-social/unidades-de-atendimento/centro-pop> Acesso em 14 de Setembro de 2017.
BRASIL. MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL. Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família. Disponível em <http://mds.gov.br/acesso-ainformacao/perguntas-frequentes/assistencia-social/psb-protecao-socialbasica/projetos-psb/servico-de-protecao-e-atendimento-integral-a-familia-2013-paif> Acesso em 14 de setembro de 2017.
BRASIL. POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Operação Verão. Disponível em <https://pmerj.rj.gov.br/operacao-verao/> Acesso em 14 de Setembro de 2017.
CARTA CAPITAL. Crivella entre a Igreja e a gestão pública. Disponível<https://www.cartacapital.com.br/politica/crivella-entre-a-igreja-e-a-gestao-publica> Acesso em 27 de janeiro de 2018.
JANTORNO, Georgia et al. Programas sociais no Rio de Janeiro: entre o controle e a proteção. Rio de Jaeiro, UFRJ (No prelo)
GUIMARÃES, Alberto Passos. As classes perigosas: banditismo urbano e rural. Rio de Janeiro. UFRJ, 2008.
SILVA, Wagner Gonçalves. Neopentecostalismo e Religiões Afrobrasileiras: Significados do ataque aos Símbolos da Herança Religiosa Africana no Brasil Contemporâneo. In: Mana [online]. 2007, vol.13, n.1, pp.207-236. ISSN 0104-9313. <http://dx.doi.org/10.1590/S0104-93132007000100008>. Disponível em <https://br.boell.org/pt-br/2017/11/01/ha-calculo-politico-nas-afirmacoes-de-crivella-afirma-christina-vital-em-entrevista>Acesso em 22 de Janeiro de 2017.
UOL – Discurso populista ajuda Crivela. Disponível em <https://eleicoes.uol.com.br/2016/noticias/2016/09/27/discurso-populista-ajuda-crivella-com-menos-escolarizados-na-eleicao-do-rio.htm> Acesso em 28 de novembro de 2017
VITAL, C. e LEITE, P. V. Religião e política: uma análise da atuação de parlamentares evangélicos sobre direitos das mulheres e de LGBTs no Brasil. Disponível em: https://br.boell.org/sites/default/files/publicacao_religiao_e_politica_chris_vital_e_paulo_victor_14mar_webfinal.pdf> Acesso em outubro de 2017
WACQUANT, Loïc. As Prisões da Miséria. Paris: Raisons d'Agir, 1990.

Downloads

Publicado

2020-02-17

Como Citar

PASTORINI CORLETO, A., GOMES FARIA, G., LOPES DE OLIVEIRA, J., & RAMOS DA PENHA, O. (2020). O ATENDIMENTO DAS NECESSIDADES SOCIAIS NO RIO DE JANEIRO: RETOMADA DO CONSERVADORISMO RELIGIOSO . Revista Serviço Social Em Perspectiva, 2(Especial), 237-246. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/sesoperspectiva/article/view/981

Edição

Seção

Comunicação Oral - Estado e Políticas Sociais