SERVIÇO SOCIAL E DIREITOS HUMANOS: REFLEXÕES SOBRE EMANCIPAÇÃO HUMANA EM TEMPOS DE BARBÁRIE

Autores

  • LUIZ CARLOS DE SOUZA JUNIOR

Resumo

 O presente artigo busca trazer algumas reflexões acerca do cotidiano profissional do Serviço Social e sua relação com os direitos humanos. Partimos de uma problematização sobre a centralidade da temática com os fundamentos e princípios éticos da profissão e sua inserção na divisão social e técnica do trabalho. Dito isto, pretendemos relacionar a questão apontada com o paradigma sobre os atuais e crescentes aviltamentos dos direitos humanos e a necessidade de um posicionamento crítico do Serviço Social, através do seu Projeto Ético-Político, posto sob a ótica da sociabilidade burguesa, que impõe limites a real efetivação da emancipação humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARROCO, M. L. e TERRA, S. H. Código de Ética do/a Assistente Social Comentado. CFESS, São Paulo: Cortez, 2012.
BARROCO, M. L. Ética e Serviço Social - Fundamentos Ontológicos. São Paulo: Cortez, 2001.
BARROCO, M. L. Fundamentos éticos do Serviço Social. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais- Brasília: CEFESS, ABEPSS, 2009.
BEHRING, Elaine R. Expressões políticas da Crise e as novas configurações do estado e da Sociedade Civil. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais - Brasília: CEFESS, ABEPSS, 2009.
CASALINO, Vinícius. O direito e a mercadoria: para uma crítica marxista da teoria de Pachukanis. São Paulo: Dobra Editorial, 2011.
FORTI, Valeria. Ética, crime e loucura: Reflexões sobre a Dimensão Ética no Trabalho Profissional. Rio de Janeiro: 2.ed. Lumen Juris, 2010.
FREIRE, Silene de Moraes; CARVALHO, Andréia de S. de. A construção do “nós” e do “eles” no simulacro da violência do discurso midiático. In: Direitos humanos: violência e pobreza na América Latina contemporânea / Silene de Moraes Freire, organizadora – Rio de Janeiro: Letra e Imagem, 2007.
IANNI, Octávio. A idéia de Brasil moderno. São Paulo: Editora Brasiliense, 1996.
IASI, M. L. O direito e luta pela emancipação humana. In: Direitos Humanos e Serviço Social: polêmicas, debates e embates. FORTI, Valeria e BRITES, Cristina Mª (Org.). Rio de Janeiro Lumen Juris, 2011.
MARQUES, Elídio Alexandre Borges. Direitos Humanos: para um esboço de uma rota de colisão com a ordem da barbárie. In: Direitos Humanos e Serviço Social: polêmicas, debates e embates. FORTI, Valeria e BRITES, Cristina Mª (Org.). Rio de Janeiro Lumen Juris, 2011.
MARX, K. ; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
MARX, K. Manuscritos Econômico-Filosóficos. São Paulo: Martin Claret, 2001.
MONTAÑO, Carlos. A natureza do serviço social: um ensaio sobre a sua gênese, a “especificidade” e sua reprodução. 2. ed. São Paulo: Cortez: 2009.
RUIZ, Jefferson Lee de Souza. A defesa intransigente dos direitos humanos e a recusa do arbítrio e do autoritarismo. In: Projeto ético-político e exercício profissional em Serviço Social: os princípios do Código de Ética articulados à atuação crítica de assistentes sociais. Conselho Regional de Serviço Social (Org.). - Rio de Janeiro: CRESS, 2013.
RUIZ, Jefferson Lee de Souza. Direitos Humanos: argumentos para o debate no Serviço Social. In: Direitos Humanos e Serviço Social: polêmicas, debates e embates. FORTI, Valeria e BRITES, Cristina Mª (Org.). Rio de Janeiro Lumen Juris, 2011.
RUIZ, Jefferson Lee de Souza. Direitos Humanos e concepções contemporâneas. São Paulo: Cortez, 2014.
RUIZ, Jefferson Lee de Souza; SIMAS, Fábio do Nascimento. Exercício profissional: uma mediação central entre direitos humanos e o projeto ético-político do serviço social brasileiro. In: FORTI, Valeria; GUERRA, Yolanda. Projeto ético-político do serviço social: contribuições à sua crítica. Rio de Janeiro, Lumen Juris, 2015.
TRINDADE, José Damião de Lima. História social dos direitos humanos. São Paulo: Petrópolis, 2002.
TRINDADE, José Damião de Lima. Os direitos humanos na perspectiva de Marx e Engels. São Paulo: Alfa-Omega, 2011.
TRINDADE, José Damião de Lima. “Os direitos humanos: para além do capital.” In: Direitos Humanos e Serviço Social: polêmicas, debates e embates. FORTI, Valeria e BRITES, Cristina Mª (Org.). Rio de Janeiro Lumen Juris, 2011.

Downloads

Publicado

2020-02-17

Como Citar

DE SOUZA JUNIOR, L. C. (2020). SERVIÇO SOCIAL E DIREITOS HUMANOS: REFLEXÕES SOBRE EMANCIPAÇÃO HUMANA EM TEMPOS DE BARBÁRIE. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 2(Especial), 20-32. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/sesoperspectiva/article/view/976

Edição

Seção

Comunicação Oral - Direitos Humanos, Ética e Serviço Social