TENDÊNCIAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DAS PRODUÇÕES TEÓRICAS SOBRE FAMÍLIA NO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO
Palavras-chave:
Serviço Social, Família, Fundamentos do Serviço SocialResumo
O presente artigo apresenta parte dos resultados alcançados na pesquisa sobre os Fundamentos do Serviço Social brasileiro na contemporaneidade e o debate sobre família. O objetivo geral foi analisar a produção teórica do Serviço Social brasileiro sobre família publicada nos principais periódicos da profissão, a fim de identificar os fundamentos teórico-metodológicos.Trata-se de pesquisa bibliográfica, com ênfase quali-quantitativa. As produções teóricas sobre família são sustentadas na sua grande maioria pelo debate via política social, pelo escasso arcabouço teórico nos textos que expressem os fundamentos teórico-metodológicos da profissão na contemporaneidade e pelas mais distintas perspectivas, como psicanalíticas, foucaultiana, gerontologia, teoria da representação social.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1997.
BRITO, D, O. FALEIROS, S. V. P; Representações da Violência Intrafamiliar por Idosas e Idosos. Ser Social, 2009.
CAMPELO E PAIVA, S. de O. Envelhecimento, saúde e trabalho no tempo do capital: um estudo sobre a racionalidade na produção de conhecimento do Serviço Social. Tese de doutorado em Serviço Social. Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.
FAIRCLOUGH, N; MELO, F. I. Análise Crítica do Discurso Como Método em Pesquisa Social Científica. São Paulo: Linha D´água, 2012.
FIGUEIRA, J. C. Psicilogia Clínica: do enfoque individual à abordagem. Revista Percursos, 2007.
GAVA, A. Empirismo e Observação: Uma Perspectiva Histórica Sobre a Primazia da Observabilidade no Empirismo Construtivo de Van Fraassen. Griot, Revista de filosofia, 2016.
GUERRA, Yolanda. Sobre a possibilidade histórica do projeto ético-político profissional: a apreciação crítica que se faz necessária. In: FORTI, V. L; GUERRA, Y. A. D. Projeto Ético Político do Serviço Social: contribuição à sua crítica. Rio de Janeiro, Lumen Juris, 2015.
HORST, C. H. M. As diretrizes curriculares da ABEPSS e a temática família. Revista Temporalis, v. 20, n. 40, 2020ª.
HORST, C. H. M. Família, Marxismo e Serviço Social: desvendando o invólucro místico. Tese de Doutorado apresentado ao Programa de Pós Graduação em Serviço Social da UFSC, 2018.
HORST, C. H. M. Serviço Social e a temática família: renovação e conservadorismo na produção do conhecimento. v. 20 n. 2 (2020): Revista Libertas - ISSN: 1980-8518 (jul / dez 2020).
IAMAMOTO, M. V. Renovação e Conservadorismo no Serviço Social – Ensaios Críticos. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
MIOTO, R. C. T. Para que Tudo Não Termine Como um “Caso de Família”: Aportes Teóricos Para o Debate Sobre a Violência Doméstica. Revista Katalysis, 2003.
SANTOS, W. R. O circuito familista na Política de Assistência Social. Revista Textos e Contextos, 2017.
VASCON, C.F.L. Construção Social da Realidade a Partir de Páginas Policiais. São Paulo, Revista Aurora, 2018.
VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da Práxis. 2.ed. Buenos Aires, Clacso: São Paulo: Expressão Popular, Brasil, 2011.
YAZBEK, Maria. Carmelita. Fundamentos históricos e teórico-metodológicos e as tendências contemporâneas no Serviço Social. In: Serviço Social e seus Fundamentos: Conhecimento e Crítica. Guerra, Yolanda (org.). Campinas, Papel Social, 2018. P. 47-84.