ESTÁGIO SUPERVISIONADO E SERVIÇO SOCIAL
ELEMENTOS INICIAIS PARA UM DEBATE NECESSÁRIO E URGENTE
Palavras-chave:
Serviço Social, Estágio supervisionado, FormaçãoResumo
O presente artigo é fruto do acúmulo teórico propiciado pelo Curso de Extensão promovido pela Unirio e pela experiência enquanto supervisora de campo da autora. Nele discutimos a formação profissional tomando como objeto o estágio supervisionado, através da análise de questionários respondidos por estudantes de Serviço Social e também por meio da aplicação de questionários, via Google forms, com supervisores de campo e com docentes de uma Escola de Serviço Social.
Downloads
Referências
ADAME, Ingrid. O trabalho dos assistentes sociais em urgência e emergência (Refletindo sobre) As particularidades do atendimento no espaço socio-ocupacional. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense, 2014.
Associação Brasileira de Pesquisa e Serviço Social (ABEPSS). Diretrizes Curriculares, 1996.
_______________. Política Nacional de Estágio, 2009.
CARVALHO, Raul e Iamamoto, Marilda. Relações sociais e Serviço Social no Brasil. Esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 22ª Edição. São Paulo: Cortez Editora, 2008.
Conselho Federal de Serviço Social (CFESS). Lei 8662 de Regulamentação da Profissão, Brasília, 1993.
_______________. Código de Ética do Assistente Social, Brasília, 1993.
GUERRA, YOLANDA. Consolidar Avanços, superar limites e enfrentar desafios: os fundamentos de uma formação profissional crítica. In: Serviço Social e seus fundamentos: conhecimento e crítica. 2ª Edição, Campinas:Papel Social, 2019.
IAMAMOTO, Marilda. Serviço Social em tempo de capital fetiche. 2ª Edição. Paulo: Cortez Editora, 2008.
LEWGOY, Alzira. Supervisão de Estágio em Serviço Social. Desafios para a formação e o exercício profissional, São Paulo: Editora Cortez, 2010.
NOGUEIRA, Vera. DETERMINANTES SOCIAIS DE SAÚDE E A AÇÃO DOS ASSISTENTES SOCIAIS – UM DEBATE NECESSÁRIO. Revista Serviço Social & Saúde. UNICAMP Campinas, v. X, n. 12, Dez. 2011. file:///C:/Users/casa/Downloads/3.Nogueira%20(1).pdf
PAULA, Luciana, SILVA, Nicole e SATO, Maria. A compreensão da relação teoria e prática no campo da formação profissional em serviço social. Anais do 16 º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, 2019.
Pini; Santos, Francisca; Cláudia. A transversalidade do ensino da prática na formação profissional do assistente social e o projeto ABEPSS itinerante. Brasília: Temporalis, número 25, 2013.