ESTÁGIO SUPERVISIONADO E SERVIÇO SOCIAL

ELEMENTOS INICIAIS PARA UM DEBATE NECESSÁRIO E URGENTE

Autores

  • Ingrid Adame Moreira Hospital Universitário UFJF

Palavras-chave:

Serviço Social, Estágio supervisionado, Formação

Resumo

O presente artigo é fruto do acúmulo teórico propiciado pelo Curso de Extensão promovido pela Unirio e pela experiência enquanto supervisora de campo da autora. Nele discutimos a formação profissional tomando como objeto o estágio supervisionado, através da análise de questionários respondidos por estudantes de Serviço Social e também por meio da aplicação de questionários, via Google forms, com supervisores de campo e com docentes de uma Escola de Serviço Social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ingrid Adame Moreira, Hospital Universitário UFJF

Assistente social, doutoranda em Serviço Social pela UFJF. Assistente social no Hospital Universitário UFJF

Referências

ADAME, Ingrid. O trabalho dos assistentes sociais em urgência e emergência (Refletindo sobre) As particularidades do atendimento no espaço socio-ocupacional. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense, 2014.

Associação Brasileira de Pesquisa e Serviço Social (ABEPSS). Diretrizes Curriculares, 1996.

_______________. Política Nacional de Estágio, 2009.

CARVALHO, Raul e Iamamoto, Marilda. Relações sociais e Serviço Social no Brasil. Esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 22ª Edição. São Paulo: Cortez Editora, 2008.

Conselho Federal de Serviço Social (CFESS). Lei 8662 de Regulamentação da Profissão, Brasília, 1993.

_______________. Código de Ética do Assistente Social, Brasília, 1993.

GUERRA, YOLANDA. Consolidar Avanços, superar limites e enfrentar desafios: os fundamentos de uma formação profissional crítica. In: Serviço Social e seus fundamentos: conhecimento e crítica. 2ª Edição, Campinas:Papel Social, 2019.

IAMAMOTO, Marilda. Serviço Social em tempo de capital fetiche. 2ª Edição. Paulo: Cortez Editora, 2008.

LEWGOY, Alzira. Supervisão de Estágio em Serviço Social. Desafios para a formação e o exercício profissional, São Paulo: Editora Cortez, 2010.

NOGUEIRA, Vera. DETERMINANTES SOCIAIS DE SAÚDE E A AÇÃO DOS ASSISTENTES SOCIAIS – UM DEBATE NECESSÁRIO. Revista Serviço Social & Saúde. UNICAMP Campinas, v. X, n. 12, Dez. 2011. file:///C:/Users/casa/Downloads/3.Nogueira%20(1).pdf

PAULA, Luciana, SILVA, Nicole e SATO, Maria. A compreensão da relação teoria e prática no campo da formação profissional em serviço social. Anais do 16 º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, 2019.

Pini; Santos, Francisca; Cláudia. A transversalidade do ensino da prática na formação profissional do assistente social e o projeto ABEPSS itinerante. Brasília: Temporalis, número 25, 2013.

Downloads

Publicado

2022-08-23

Como Citar

Adame Moreira, I. . (2022). ESTÁGIO SUPERVISIONADO E SERVIÇO SOCIAL: ELEMENTOS INICIAIS PARA UM DEBATE NECESSÁRIO E URGENTE. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 6(Especial), 185–198. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/sesoperspectiva/article/view/5681

Edição

Seção

Comunicação Oral - Serviço Social, Trabalho e Formação

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.