A DEMOCRACIA COMO MITO E COMO PROMESSA

TEORIA CRÍTICA COMO CRÍTICA DA CULTURA E EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

  • Luci Helena Silva Martins Unimontes

Palavras-chave:

Democracia, Serviço Social, Promessa da política, Direitos Humanos

Resumo

O trabalho apresentado no III Encontro Norte Mineiro de Serviço Social - III ENMSS segue no sentido de fortalecer um movimento social alargado em defesa da democracia e da educação pública, desde o ensino básico ao superior. Visa, também, aprofundar reflexões acerca dos direitos humanos como fundamento da civilização e compromisso do projeto ético-político do Serviço Social. Trata-se de um desafio colocado ao Serviço Social e aos projetos societários que funcionam como alternativa ao modelo privatista que destrói a Carta Magna e o Estado Democrático de Direito, tendência vivenciada, especialmente, na América Latina e no Brasil, regiões atingidas pelos projetos de expansão imperialistas e neoconservadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARENDT, H. Entre o Passado e o Futuro. São Paulo em Perspectiva, 1972.

________. A promessa da política. Rio de Janeiro, Difel, 2008.

Gagnebin, Jeanne Marie. Lembrar, Escrever, Esquecer. São Paulo, Ed. 34, 2006.

Mezsaros, I. Para além do capital. São Paulo, Boitempo, 2002.

Lefort, Claude. O direito internacional, os direitos do Homem e a Ação Política. Tempo Social. Rev.Soc. USP, SP (12)1, 1-10, maio de 2000.

Downloads

Publicado

2022-08-08

Como Citar

Silva Martins , L. H. . (2022). A DEMOCRACIA COMO MITO E COMO PROMESSA: TEORIA CRÍTICA COMO CRÍTICA DA CULTURA E EDUCAÇÃO SUPERIOR. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 6(Especial), 544–558. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/sesoperspectiva/article/view/5649

Edição

Seção

Mesa Coordenada Temática - Democracia e Ensino Superior: Desafios e Perspectivas