PANDEMIA E OS IMPACTOS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL

APROXIMAÇÕES A REALIDADE DA UFOP

Autores

  • Claudio Horst Universidade Federal de Ouro Preto/UFOP

Palavras-chave:

Serviço Social, Estágio Supervisionado, Pandemia

Resumo

O presente artigo compõe a mesa temática coordenada, intitulada “Estágio em Serviço Social no Estado de Minas Gerais no contexto da COVID-19: Experiências e Reflexões”. No presente artigo pretendemos recuperar a concepção de estágio supervisionado defendido pelo Serviço Social brasileiro e o impacto da pandemia para a realização do estágio e da supervisão nessa perspectiva. Logo, nos limites aguçados pela pandemia para a materialização do estágio supervisionado na perspectiva dos fundamentos do Serviço Social na contemporaneidade. A partir da nossa experiência – como docente supervisor acadêmico e coordenador de estágio – objetiva-se aproximar de algumas contradições e dilemas vivenciados na região dos inconfidentes, a partir da particularidade do curso de Serviço Social da UFOP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABEPSS. Lei de diretrizes curriculares. Rio de Janeiro: ABEPSS, 1996.

CARRARA, V. A; TOMAZ, C. S; HORST, C. H. M.; et al. Uma reflexão sobre a realidade do trabalho das/os assistentes sociais da microrregião dos inconfidentes. Anais do 16º CBAS – 40 anos da virada do Serviço Social. 2019.

CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Supervisão de estágio em tempo de pandemia: reflexões e orientações político-normativas. 2021. http://www.cfess.org.br/arquivos/CFESS2021-SupervisaoEstagioTempoPandemia.pdf.

CONSELHO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL DE MINAS GERAIS. O trabalho de assistentes sociais mineiras e mineiros durante a pandemia. 2022. https://cress-mg.org.br/wp-content/uploads/2022/02/DOC-ESPECIAL-_-COFI-_-FEV21.pdf.

GUERRA, Y. O estágio supervisionado como espaço de síntese da unidade dialética entre teoria e prática: o perfil do profissional em disputa. In: SANTOS, C. M; LEWGOY, A. M; ABREU, M. H. E. A supervisão de estágio em Serviço Social: aprendizados, processos e desafios. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2016.

HORST, C. H. M. Reflexões sobre o estágio supervisionado em serviço social na região dos inconfidentes. In: CARRARA, V. A; HORST, C. H. M. “Questão Social”, Mineração e Serviço Social: reflexões a partir da região dos inconfidentes. 2022, no prelo.

LIMA, K. Universidade pública e contrarrevolução: da “travessia de uma ponte” ao caminho da prosperidade”. Revista Em Pauta, Rio de Janeiro – 2º semestre de 2019 – n.44, v. 17, p.15-32.

MÉSZAROS, I. Para além do Capital. Boitempo Editorial. 2002.

PORTES, Melissa. Ferreira. A natureza pedagógica da supervisão de estágio em Serviço Social: o que significa e como se expressa no cotidiano. 2020.

RAMOS, S. R; ABREU, M. H. E. O estágio supervisionado e a formação profissional em Serviço Social. In: MOTA, A. E; AMARAL, A. (orgs.). Cenários, Contradições e Pelejas do Serviço Social Brasileiro. São Paulo: Cortez, 2016.

Raquel Mota Mascarenhas. DUAS FACES DO MESMO MONSTRO. In: CARRARA, V. A; HORST, C. H. M. “Questão Social”, Mineração e Serviço Social: reflexões a partir da região dos inconfidentes. 2022, no prelo.

TEIXEIRA, R. J. Fundamentos do serviço social: uma análise a partir da unidade dos núcleos de fundamentação das diretrizes curriculares da ABEPSS. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Universidade Federal de Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.

VASCONCELOS, A. M. A/O Assistente Social na Luta de Classes – Projeto Profissional e Mediações Teórico-Práticas. 1.ed. São Paulo: Cortez, 2015.

Downloads

Publicado

2022-08-08

Como Citar

Horst, C. (2022). PANDEMIA E OS IMPACTOS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL: APROXIMAÇÕES A REALIDADE DA UFOP. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 6(Especial), 610–626. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/sesoperspectiva/article/view/5648

Edição

Seção

Mesa Coordenada Temática - Estágio em Serviço Social no estado de Minas Gerais no Contexto Da Covid-19: Experiências E Reflexões