NEOLIBERALISMO, PANDEMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O BOLSA FAMÍLIA E O AUXÍLIO BRASIL

Autores

  • Luiz Claudio de Almeida Teodoro CEFET MG

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Políticas Públicas, Programa Bolsa Família, Programa Auxílio Brasil, Covid-19

Resumo

O trabalho pretende fazer uma discussão entre o neoliberalismo e as políticas públicas. Em um cenário brasileiro de medidas neoliberais, percebe-se a pauperização, sendo aprofundada ainda pela pandemia do COVID-19. É neste contexto, que o texto pretende comparar os programas Bolsa Família e o Auxílio Brasil, que foi feito para substituí-lo. Pode-se apontar os problemas de cobertura do Auxílio Brasil, numa realidade onde 25% da população brasileira está em situação de pobreza; suas condicionalidades que privilegiam quem já está na escola ou pratica algum esporte, o que inverte a lógica de inclusão; e, sua provisoriedade, pois está previsto somente até o final de 2022, sendo muito mais uma estratégia eleitoreira que um programa de Estado para minimizar as desigualdades sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARNEIRO, Carla Bronzo Ladeira. Programas de proteção social e superação da pobreza: concepções e estratégias de intervenção. 2005, 332f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Belo Horizonte.

CASTEL, Robert. As Metamorfoses da Questão Social.Petrópolis:Editora Vozes, 1998.

ESCOREL, Sarah. Vidas ao Léu: trajetórias de exclusão social. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1999.

FONTES, Virginia. Capitalismo, Exclusões e Inclusão ForçadaTempo. Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 34-58, jul. 1997.

FGV SOCIAL. Qual foi o impacto da crise sobre a pobreza e a distribuição de renda. Disponível em: https://cps.fgv.br/Pobreza-Desigualdade. Acesso em 03 de abril de 2022.

GOMÀ, Ricard. Processos de Exclusão e Políticas de Inclusão Social: Algumas Reflexões Conceituais. In: CARNEIRO, Carla Bronzo Ladeira e COSTA, Bruno Lazzarotti Diniz (Org.). Gestão Social: O que há de novo? Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro, 2004.

HIHKELAMMENT, Franz J. Claves de unpensamiento crítico. In: FLORES, Joaquín Herrera (Ed.). El vuelo de anteo: derechos humanos y crítica de larazón liberal. México, 1998.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Desemprego. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/explica/desemprego.php. Acessado em 05 de abril de 2022.

IPEA – INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA E APLICADA. Políticas Sociais: acompanhamento e análise nº 4. IPEA: Brasília, 2007. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=5607. Acessado em 5 de março de 2022.

IPEA – INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA E APLICADA. Atlas da violência 2018. IPEA: Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/relatorio_institucional/180604_atlas_da_violencia_2018.pdf. Acessado em: 05 de março de 2022.

MINISTÉRIO DA CIDADANIA. Auxílio Brasil. Disponível em: https://www.gov.br/cidadania/pt-br/auxilio-brasil. Acessado em 05 de abril de 2022.

MINISTÉRIO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E AGRÁRIO. Censo SUAS 2017: análise dos componentes sistêmicos da política nacional de assistência social. Brasília, DF: MDS, SAGI; SNAS, 2018. Disponível em: https://aplicacoes.mds.gov.br/sagirmps/ferramentas/docs/Censo%20SUAS%202017.pdf. Acessado em: 07 de abril de 2022.

MINISTÉRIO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E AGRÁRIO. Perguntas frequentes sobre o Bolsa Família. Brasília. 2019. Disponível em: http://mds.gov.br/acesso-a-informacao/perguntas-frequentes/bolsa-familia.Acessado em: 07 de abril de 2022.

PONTE SOCIAL. A Extrema Pobreza. Disponível em: https://www.pontesocial.org.br/?gclid=CjwKCAjwu_mSBhAYEiwA5BBmf7SYpYOiJr1NU876PYo2F86YaUMbAAVtjErOejVJYfNETxDnV_tFuRoC8gIQAvD_BwE. Acessado em 08 de abril de 2022.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Brasília/DF: Editora Ática, 1989.

Downloads

Publicado

2022-08-08

Como Citar

de Almeida Teodoro, L. C. . (2022). NEOLIBERALISMO, PANDEMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O BOLSA FAMÍLIA E O AUXÍLIO BRASIL. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 6(Especial), 687–700. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/sesoperspectiva/article/view/5643

Edição

Seção

Mesa Coordenada Temática - Neoliberalismo e o Sucateamento das Políticas Públicas: Aumento das Vulnerabilidades da População Brasileira Frente à Pandemia