O PAPEL DO ESTADO E AS POLÍTICAS SOCIAIS NA ERA DO CAPITALISMO FINANCEIRO

REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA BRASILEIRA

Autores

  • Amanda Nascimento Lougon dos Santos UFF
  • Darana Carvalho de Azevedo Prefeitura de Macaé
  • Juan Felipe Alves de Oliveira UFF
  • Valter Martins UFF

Palavras-chave:

Estado ampliado, Capitalismo financeiro, Políticas Sociais, Hegemonia

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal problematizar o papel do Estado e a arquitetura das políticas sociais brasileiras no contexto de aprofundamento da crise do capital financeirizado. Apoiado no referencial teórico gramsciano, abordamos o Estado em sua relação com a sociedade civil, com a intenção de situar as políticas sociais em um quadro social e politicamente crítico. O trabalho busca recuperar o percurso da intervenção estatal no Brasil na regulação do conflito de classes, problematizando os significados dessas ações na formação da cidadania no país. Com base nesse aporte teórico e nessa retrospectiva dos significados dos direitos sociais, buscamos problematizar os impactos das estratégias do capital para superar sua crise orgânica, apontando para impactos deletérios para a população usuária das políticas sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, R. As mutações no mundo do trabalho na era da mundialização do capital. Educação e Sociedade, Campinas, v. 25, n. 87, p. 335-351, maio/ago 2004.

BORÓN, A. "A sociedade civil após o dilúvio neoliberal" In SADER E. (Org.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1995.

CARVALHO, A. M. P.; CASTRO, A. T. B. Crise do capital e dilemas do desenvolvimento: padrão brasileiro de inserção no capitalismo mundializado. In: Revista Em Pauta. v. 11, n. 31 p. 79-96. Rio de Janeiro: UERJ, 2013.

CHESNAIS, F. Uma nova fase do capitalismo? São Paulo: Cemarx, 2003.

COUTINHO, Carlos N. Gramsci: um estudo sobre seu pensamento político. Rio de Janeiro, Campus, 1989.

FONTES, Virgínia. O Brasil e o capital-imperialismo: teoria e história. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2010.

GRAMSCI, Antonio. Quaderni del carcere. Edição crítica de Valentino Gerratana. Torino, Einaudi, 1977. 4 v.

______. Cadernos do Cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, v. 1, 2000-2001.

IAMAMOTO, M. Mundialização do capital, “questão social” e Serviço Social no Brasil. Revista em Pauta, Rio de Janeiro. n. 21, p. 117-139/ 2008.

MARX, K. O Capital: crítica da economia política. Livro I: o processo de produção do capital. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013 – E-book

MENDONÇA, Sonia Regina de; FONTES, Virgínia. “História e teoria política”. In: CARDOSO, Ciro Flamarion&VAINFAS, Ronaldo (org.). Novos Domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012, pp. 55-71.

MÉSZÁROS, I. A crise estrutural do capital. São Paulo: Boitempo, 2011.

MOTA, Ana Elizabete. Seguridade Social Brasileira: Desenvolvimento Histórico e Tendências Recentes. In: MOTA, A.M (org). Serviço Social e Saúde Formação e Trabalho Profissional. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2007. p.40-48.

NETTO, José Paulo. “Uma face contemporânea da barbárie”. Disponível em http://pcb.org.br/portal/docs/uma facecontemporaneadabarbarie.pdf. 2010. Acesso em: 20 abr. 2021.

PEREIRA, Potyara A. P. Política Social: tema e questões. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

POULANTZAS, Nicos. O Estado, o poder, o socialismo. Rio de Janeiro: Graal, 2000.

SIMIONATTO, Ivete. O social e o político no pensamento de Gramsci (1997). Disponível em: https://www.acessa.com/gramsci/?id=294&page=visualizar. Acesso em: 15 de fev. 2022.

YAZBEK, Maria Carmelita. Expressões da Questão Social Brasileira em Tempos de Devastacao do Trabalho. In: Revista Temporalis. Crise Capitalista, Questão Social no Brasil e Diretrizes Curriculares da ABEPSS. Brasília, DF. v. 21 n. 42, jul/dez

Downloads

Publicado

2022-08-08

Como Citar

Lougon dos Santos, A. N. ., Carvalho de Azevedo, D. ., Alves de Oliveira, J. F. ., & Martins, V. . (2022). O PAPEL DO ESTADO E AS POLÍTICAS SOCIAIS NA ERA DO CAPITALISMO FINANCEIRO: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA BRASILEIRA. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 6(Especial), 346–358. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/sesoperspectiva/article/view/5636

Edição

Seção

Comunicação Oral - Estado e Políticas Sociais