A GESTÃO DO TRABALHO NO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Autores

  • Eduardo Henrique Moraes Santos Puc/SP
  • Alan Farley Prates Oliveira Puc-SP
  • Thiago Agenor dos Santos de Lima UEL

Palavras-chave:

Gestão, Assistência Social, Trabalho

Resumo

O estudo visa desenvolver reflexões sobre a gestão do trabalho a partir do levantamento bibliográfico e documental, sobretudo nos dados do Censo SUAS. Ao enfatizar a gestão do trabalho, defende-se a profissionalização do trabalho para os serviços no âmbito da política de assistência social, reconhecendo para tanto as diretrizes e princípios dispostos na NOB/RH/2006. Como resultados parciais dessa pesquisa, tem-se a necessidade de materializar no âmbito dos entes federativos uma política de cargos, carreiras e salários, bem como o plano de educação permanente, ações essas tão caras em momento de desfinanciamento do SUAS e consequentemente expropriação dos direitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, R. O caracol e sua concha: ensaios sobre a nova morfologia do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2005.

BARBOSA, D.S.B. Educação Permanente e Gestão do Trabalho no âmbito da assistência social: estudo das demandas de capacitação profissional em Manaus. Dissertação. Universidade Federal do Amazonas, 2018.

BRASIL. Censo SUAS 2014. Brasília: MDS, 2015.

DRUCK, G. Trabalho, precarização e resistência: novos e velhos desafios? Cad. CRH. Salvador, v. 24, n. spe1, p. 37-57, 2011

CARVALHO, A.M.P.; SILVA, I. M. M. Consolidação da assistência social como política pública no século XXI. In: BRASIL. Gestão do Trabalho no âmbito do Suas: uma contribuição necessária para ressignificar as ofertas e consolidar o direito socioassistencial. Brasília, DF: MDS: Secretaria Nacional de Assistência Social, 2011, p. 141-170.

HORA, S.S. da. O Serviço Social e as condições de trabalho no Suas: tensões e desafios à materialização do projeto profissional. Em Pauta. Revista da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, n. 36, v. 13, 2015, p. 155 - 177.

OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, Vozes, 2004.

OLIVEIRA, J. V. A Gestão do Trabalho no âmbito do SUAS: uma análise referenciada da Norma Operacional Básica de Recursos Humanos. Dissertação. Universidade Federal do Maranhão, 2009.

PAZ, F. A. R. A precarização no trabalho do assistente social na política de assistência social. Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

RAICHELIS, R. O trabalho e os trabalhadores do SUAS: o enfrentamento necessário na assistência social. In: BRASIL. Gestão do Trabalho no SUAS: uma contribuição necessária. Brasília: Secretaria de Nacional de Assistência Social, 2011.

RICHARDSON, R.J. Pesquisa Social: Métodos e Técnicas. São Paulo: Atlas, 2011

SILVEIRA, J.I. Gestão do trabalho: concepção e significado para o SUAS. In: BRASIL. Gestão do Trabalho no âmbito do Suas: uma contribuição necessária para ressignificar as ofertas e consolidar o direito socioassistencial. Brasília, DF: MDS: Secretaria Nacional de Assistência Social, 2011, p. 09-38.

Downloads

Publicado

2022-08-08

Como Citar

Moraes Santos, E. H. ., Prates Oliveira, A. F. ., & dos Santos de Lima, T. A. . (2022). A GESTÃO DO TRABALHO NO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 6(Especial), 320–333. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/sesoperspectiva/article/view/5630

Edição

Seção

Comunicação Oral - Estado e Políticas Sociais