O TRABALHO DE ASSISTENTES SOCIAIS MINEIRAS/OS DURANTE A PANDEMIA E OS DESAFIOS PARA A SUPERVISÃO DE ESTÁGIO

Autores

  • Claudio H.Miranda Horst Ufop
  • Flávia Gonçalves Canesqui Cress-MG
  • Luciana Mourão Cress-MG
  • Fernanda Calhau Cress-MG

Palavras-chave:

Trabalho, Pandemia, Serviço Social, Supervisão de Estágio

Resumo

O presente artigo visa aprofundar a discussão sobre a supervisão de estágio no trabalho de assistentes sociais mineiras/os durante a pandemia. É fruto da pesquisa realizada pelo CRESS-MG, sobre o trabalho das/os assistentes sociais na pandemia. Trata-se de uma pesquisa de campo, com ênfase quali-quantitativa, realizada a partir de questionário. Uma das conclusões – no que tange a discussão sobre a supervisão de estágio – demonstra a tendência à precarização do trabalho profissional na pandemia e logo, maiores desafios para realização da supervisão de estágio na direção do projeto ético-político, ainda que, conforme demonstram os dados, as profissionais que participaram da pesquisa não eram supervisoras e/ou deixaram de supervisionar durante a pandemia. No que tange à particularidade das profissionais que mantiveram a supervisão, essa foi realizada majoritariamente no formato presencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. 1. Ed. São Paulo: Boitempo, 2018.

________. O vilipêndio da COVID-19 e o imperativo de reinventar o mundo. In: Revista ‘O Social em Questão’ - Ano XXIV - nº 49 - Jan a Abr/2021.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL. Coronavírus: ABEPSS se manifesta pela suspensão das atividades de estágio supervisionado em Serviço Social. Disponível em:https://www.abepss.org.br/noticias/coronavirus-abepss-se-manifesta-pela-suspensao-das-atividades-de-estagio-supervisionado-em-servico-social-367

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL. Política Nacional de Estágio da ABEPSS. Disponível em: https://www.abepss.org.br/arquivos/textos/documento_201603311145368198230.pdf

CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Nota Técnica sobre Teletrabalho e Teleperícia: orientações para assistentes sociais no contexto de pandemia. Disponível em:http://www.cfess.org.br/arquivos/teletrabalho-telepericia2020CFESS.pdf

CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. RESOLUÇÃO CFESS Nº 493/2006. Dispõe sobre as condições éticas e técnicas do exercício profissional do assistente social. Disponível em:http://www.cfess.org.br/arquivos/resolucao 493-06pdf

CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. RESOLUÇÃO CFESS Nº 533/2008. Regulamenta a supervisão direta de estágio no Serviço Social. Disponível em:http://www.cfess.org.br/arquivos/Resolucao533.pdf

GUERRA, Y. O estágio supervisionado como espaço de síntese da unidade dialética entre teoria e prática: o perfil do profissional em disputa. In: SANTOS, C. M; LEWGOY, A. M; ABREU, M. H. E. A supervisão de estágio em Serviço Social: aprendizados, processos e desafios. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2016.

IAMAMOTO, M. V; YAZBEK, M. C. Introdução. YAZBEK, M. C; IAMAMOTO, M. V. (orgs.). Serviço Social na história: América Latina, África e Europa. São Paulo: Cortez, 2019.

LEWGOY, A. M. B. Supervisão de estágio em Serviço Social: desafios para a formação e o exercício profissional. São Paulo: Cortez, 2009.

RAICHELIS, R. E ARREGUI, C.C. O Trabalho no fio da navalha: Nova morfologia no Serviço Social em tempos de devastação e pandemia. In: Serviço Social e Sociedade. São Paulo, Cortez, 2021.

SOUZA, E. A; OLIVEIRA E SILVA, M. L. Cipoal da insegurança: capitalismo flexível, neoliberalismo e as condições de trabalho de assistentes sociais que atuam na seguridade social no Brasil. In: Trabalho, Questão Social e Serviço Social: a autofagia do capital. São Paulo, Cortez, 2019.

PORTES, Melissa. Ferreira. "As condições de trabalho dos/as supervisores/as de estágio e o impacto no processo de supervisão uma aproximação à realidade brasileira". Fronteras [enlinea], 2018, n.11, p. 125-139.

Downloads

Publicado

2022-08-08

Como Citar

H.Miranda Horst, C. ., Gonçalves Canesqui, F. ., Mourão, L., & Calhau, F. (2022). O TRABALHO DE ASSISTENTES SOCIAIS MINEIRAS/OS DURANTE A PANDEMIA E OS DESAFIOS PARA A SUPERVISÃO DE ESTÁGIO. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 6(Especial), 85–99. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/sesoperspectiva/article/view/5575

Edição

Seção

Comunicação Oral - Serviço Social, Trabalho e Formação