O PROJETO ÉTICO POLÍTICO E A INTERFACE COM O CONCEITO DE DIGNIDADE HUMANA

Autores

  • Vanda Borges de Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Dignidade Humana, Projeto ético-político; Serviço Social

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre das contrafações do conceito da dignidade humana que assola a sociedade do mundo contemporâneo capitalista. Destaca-se nesta reflexão a forma intransigente com que o projeto ético-político do Serviço Social atua na defesa desse conceito. Trata-se de uma reflexão teórica que busca apresentar a interface e similitudes da Declaração de Direitos Humanos com os princípios do Código de Ética da profissão. A metodologia adotada compreende uma revisão entre autores que discutem este o tema. Na conclusão são apresentadas as contribuições que o projeto ético-político e o Código de Ética trazem para este debate.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanda Borges de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Atualmente no setor de Assessoria de Pessoas da COPPE/UFRJ, com atividades de atenção ao servidor nas
questões de saúde e formação profissional. Também atuo como supervisora de campo de estágio curricular em
Serviço Social pela ESS/UFRJ. Mestre em Serviço Social pela Escola de Serviço Social na UFRJ/2014, com
dissertação intitulada "Supervisão em Serviço Social: uma análise sobre os limites e desafios da supervisão ireta
de campo na UFRJ".

Referências

BARROCO. M.L.S. A historicidade dos direitos humanos. Núcleo de estudos e pesquisa em ética e direitos humanos do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUC/SP. 2014. Disponível: http://nepedh.blogspot.com.br/2014/08/a-historicidade-dos-direitos-humanos.html Acesso em: 03 abril 2018.

CARBONARI, Paulo César. Direitos Humanos: sugestões pedagógicas. Passo Fundo: Instituto Superior de Filosofia Berthier, 2010. Disponível: http://www.memoriaenelmercosur.educ.ar/wp-content/uploads/2009/03/direitos-humanos-sugestoes-pedagogicas.pdf. Acesso em: abril 2018.

CFESS. Código de Ética Profissional do(a) Assistente Social. Brasília, 1993.

Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível: http://www.onu.org.br/img/2014/09/DUDH.pdf Acesso em: abril 2018.

Downloads

Publicado

2020-01-15

Como Citar

Borges de Souza, V. (2020). O PROJETO ÉTICO POLÍTICO E A INTERFACE COM O CONCEITO DE DIGNIDADE HUMANA. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 2(1), 80–93. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/sesoperspectiva/article/view/360