A EXPRESSÃO DA INSTRUMENTALIDADE NO TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL

Autores

  • MARCIELLY MENDES RODRIGUES
  • NOÊMIA DE FÁTIMA SILVA
  • GEUSIANI PEREIRA SILVA E NASCIMENTO

Resumo

O objetivo do presente artigo é analisar de que forma a instrumentalidade se expressa no trabalho do Serviço Social. Para isso, discutir-se-á a cerca das categorias: Instrumentalidade, Serviço Social e Trabalho, compreendendo o que é a instrumentalidade no exercício profissional e de quais resultados ela é produtora. Tendo em vista que,é através da instrumentalidade que se desenvolve a capacidade de organizar e articular as três dimensões da profissão para alcançar seus objetivos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: Ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. Boi tempo. São Paulo, 2005.
CASSIMIRO, Hury Milhomem. Instrumentalidade e Serviço Social: O estudo social como um viabilizador de acesso a direitos para crianças e adolescentes institucionalizados, Brasília DF. 2011.
COSTA, Renata Gomes da; MADEIRA, Maria Zelma de Araújo. Trabalho, práxis e Serviço Social. In: Revista katálysis. vol.16. Nº1. 2013.
COSTA, Francilene Soares de Medeiros. Instrumentalidade do Serviço Social: dimensões teórico-metodologica, ético- político e técnico- operativo da profissão e exercício profissional, Natal/ RN, 2008.
GUERRA, Yolanda. A instrumentalidade no trabalho do Assistente Social, 2000.
IAMAMOTO, M.V. RAUL. C. Relações sociais e Serviço Social no Brasil: Esboço de uma interpretação Histórico- metodológica, 9º edição. São Paulo: Cortez, 1993.
MARTINS, Fillipe Perantoni. Teleologia e causalidade na práxis política: momento ideal do partido frente às manifestações de junho de 2013, MG. 2015.
MARX, Karl. O Capital: Critica da economia política, boi tempo, 1890.
MORAES, J; MARTINELLI, M. L. A Importância da categoria mediação para o Serviço Social, São Paulo, 2012.
MONTAÑO, Carlos. A natureza do Serviço Social: um ensaio sobre sua gênese a “especificidade” e sua reprodução. 2ºed. São Paulo: Cortez, 2009.
SANTOS, Claudia Monica dos. A dimensão técnico operativa e os instrumentos e técnicas no Serviço Social. In: Revista conexão geraes. Nº3. 2º semestre de 2013.
VAISMAN, E. Resenha ao livro: Gyorg Lukács, socialismo e democratização – escritos políticos 1956 -1971. [José Paulo Netto e Carlos Nelson Coutinho (Orgs.)”; In: Crítica Marxista, n.28, 2009; p. 177

Downloads

Publicado

2020-03-17

Como Citar

MENDES RODRIGUES, M., DE FÁTIMA SILVA, N. ., & PEREIRA SILVA E NASCIMENTO, G. (2020). A EXPRESSÃO DA INSTRUMENTALIDADE NO TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 2(Especial), 199-208. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/sesoperspectiva/article/view/1068

Edição

Seção

Comunicação Oral - Serviço Social, Trabalho e Formação