Associação entre presença de rolha de cerume e alteração de fala em escolares

Autores

  • Antônio Prates Caldeira Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
  • Luiza Augusta Rosa Rossi-Barbosa Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).
  • Magna Luciele Nascimento Pereira Pós-graduada em Inclusão, Psicopedagogia e Docência do Ensino Superior pelo Instituto Superior de Educação de Janaúba (ISEJAN).
  • Mirna Rossi Barbosa Mestre em Ciências da Saúde pela UNIMONTES
  • Rodrigo Honorato Marques

Palavras-chave:

Cerume, Prevalência, Distúrbios da fala, Saúde escolar, Fonoaudiologia

Resumo

Objetivou-se estimar a prevalência de rolha de cerume em crianças do primeiro ano do ensino fundamental das escolas públicas de Montes Claros/MG, associando a sua presença à dificuldade de fala. Realizaram-se Teste de Rastreamento de Fala, Avaliação Diagnóstica e inspeção do meato acústico externo. Dos 259 escolares, 54,8% eram do sexo masculino, com média de idade de seis anos e cinco meses. Das 518 orelhas avaliadas, 110 apresentaram cerume impactado, cuja prevalência foi 21,2%. A Avaliação Diagnóstica da Fala em 171 crianças apresentou associação entre cerume impactado em ambas as orelhas e alteração da fala. A prevalência de cerume na população do estudo está dentro da faixa descrita na literatura. Sendo o
cerume uma causa de complicações da fala e do desempenho escolar, o seu tratamento é
imprescindível. Assim, as políticas públicas e a atenção primária devem se organizar para o seu
diagnóstico, o seu tratamento e a sua profilaxia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

1. Guest JF, Greener MJ, Robinson AC, Smith AF. Impacted cerumen: composition, production, epidemiology and management. Q J Med. 2004; 97(8):477–88.
2. Donadel LMP, Satoni CB, Bernardi APZ. Achados audiológicos em candidatos ao uso de prótese auditiva com obstrução total do meato acústico externo por cerume. Rev. CEFAC. 2005; 7(3): 371-5.
3. Beatrice F, Bucolo S, Cavallo R. Earwax, clinical practice. ACTA otorhinolaryngologica italica. 2009; 29(Suppl. 1):1-20.
4. Adhikari P, Kharel B, Ma J, Baral DR, Pandey T, Rijal R, Sharma H. Pattern of Otological Diseases in School Going Children of Kathmandu Valley. Intl. Arch. Otorhinolaryngol. 2008; 12(4):502-5
5. Olusanya BO. Hearing impairment in children with impacted cerumen. Ann Trop Paediatr. 2003; 23(2):121- 8.
6. Vasconcelos RM, Monte MO, Aragão VMF, Silva BTF. Alterações auditivas em crianças de 7 a 9 anos de idade de uma escola pública de ensino fundamental em São Luiz, Maranhão. RBPS. 2007; 20(3):155-60.
7. Goulart BN, Ferreira J. Teste de rastreamento de alterações de fala para crianças. Pró-Fono. 2009; 21(3):231-6.
8. Rossi-Barbosa LAR, Caldeira AP, Honorato-Marques R, Silva RF. Prevalência de transtornos fonológicos em crianças do primeiro ano do ensino fundamental. Rev. Soc. bras. fonoaudiol. 2011; 16(3):330-6.
9. Nepali R, Sigdel B. Prevalence of ENT diseases in children: Hospital Based Study. The Internet Journal of Otorhinolaryngology. 2012; 14(2). DOI: 10.5580/2bd9.
10. Swart SM, Lemmer R, Parbhoo JN, Prescott CA. A survey of ear and hearing disorders amongst a representative sample of grade 1 schoolchildren in Swaziland. International Journal of Pediatric Otorhinolaryngology. 1995; 32(1):23–34. doi: 10.1016/0165-5876(94)01109-B.
11. Olusanya BO, Okolo AA, Ijaduola GT. The hearing profile of Nigerian school children. Int. J. Pediatr. Otorhinolaryngol. 2000; 55(3):173-9.
12. Flor JdeLa, Parellada N. Prevalencia de cerumen obstructivo y avaluación de un método de limpieza con cureta luminosa/ Prevalence of occluding cerumen and evaluation of a removal method based on a light-incorporated curette in primary care. Pediatr. Catalan. 2007; 67(2):51-5.
13. Brkić F. Significance of Ear Wax Impactation in School Children. Acta Med. Sal. 2010; 39(1):23-5.
14. Eziyi JAE, Amusa YB, Nwawolo CC, Ezeanolue BC. Wax Impaction in Nigerian School Children. East and Central African Journal of Surgery. 2011; 16(2):40-5.
15. Absalan A, Pirasteh I, Khavidaki GAD, Asemirad A, Esfahani AN, Nilforoush MH. A Prevalence Study of Hearing Loss among Primary School Children in the South East of Iran. International Journal of Otolaryngology. 2013. ID 138935. http://dx.doi.org/10.1155/2013/138935.
16. Vasconcelos RM, Serra LSM, Aragão VMF. Emissões otoacústicas evocadas transientes e por produto de distorção em escolares. Rev. Bras. Otorrinolaringol. 2008; 74(4):503-7.
17. Nogueira JCR, Mendonca MC. Avaliação auditiva em uma população de estudantes da rede pública municipal. Braz. J. Otorhinolaryngol. (Impr.). 2011; 77(6):716-20.
18. Vieira ABC, Macedo LR, Gonçalves DU. O diagnóstico da perda auditiva na infância. Pediatria. 2007; 29(1):43-9.
19. Adobamen PR, Ogisi FO. Hearing loss due to wax impaction. Nig. Q. J. Hosp. Med. 2012; 22(2): 117-20.
20. Olusanya BO, Okolo AA, Adeosun AA. Predictors of hearing loss in school entrants in a developing country. J. Postgrad Med. 2004; 50(3):173-9.
21. Daud MKM, Noor RM, Rahman NA, Sidek DS, Mohamad A. The effect of mild hearing loss on academic performance in primary school children. Int. J. Pediatr. Otorhinolaryngol. 2010; 74(1):67-70.
22. Mandel EM, Dohar JE, Casselbrant ML. Aural irrigation using the OtoClear Safe Irrigation System in children. Int. J. Pediatr. Otorhinolaryngol. 2004; 68(10):1295–9.
23. Dimmitt P. Cerumen Removal Products. J. Pediatr. Health Care. 2005; 19(5):332-6.
24. Roland PS, Smith TL, Schwartz SR, Rosenfeld RM, Ballachanda B, Earll JM, et. al. Clinical practice guideline: cerumen impaction. Otolaryngology–Head and Neck Surgery. 2008; 139(3 Suppl 2):S1-S21.
25. McCarter DF, Courtney AU, Pollart SM. Cerumen inpaction. Am Fam Physician [internet]. 2007 [citado em janeiro de 2010]; 75:1523-28, 1530. Disponível em http//:www.aafp.org/afp.

Downloads

Publicado

19-05-2020

Como Citar

Prates Caldeira, A. ., Augusta Rosa Rossi-Barbosa, L. ., Luciele Nascimento Pereira, M. ., Rossi Barbosa, M. ., & Honorato Marques, R. . (2020). Associação entre presença de rolha de cerume e alteração de fala em escolares. Revista Renome, 3(2), 21–32. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renome/article/view/2503

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)