Promovendo educação em saúde na sala de espera das unidades de saúde: relato de experiência

Autores

  • Rafael Rodrigues Cardoso
  • Daniele Mesquita de Brito Universidade Estadual de Montes Claros
  • Cândida Maria Alves Soares Universidade Estadual de Montes Claros
  • Sarah Martins Souza Universidade Estadual de Montes Claros
  • Fabrícia Vieira de Matos Universidade Estadual de Montes Claros
  • Patrícia Helena Costa Mendes Universidade Estadual de Montes Claros

Palavras-chave:

Integração Comunitária, Estratégia Saúde da Família, Educação em Saúde

Resumo

O presente estudo visa descrever, sob a nova ótica, a experiência dos acadêmicos e preceptores do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) obtida em sala de espera para consulta em uma unidade de Estratégia em Saúde da Família (ESF) do município de Montes Claros-MG. Todos os envolvidos, ao se empenharem em promover atividades dinâmicas e momentâneas de Educação em Saúde, vivenciaram uma experiência de aprendizado e integração com os usuários da comunidade local. O trabalho do PET-Saúde é incipiente, e há muito por ser feito. Não obstante, já se revela altamente produtivo tanto para os mediadores quanto para a comunidade envolvida.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Rodrigues Cardoso

Pesquisador da Iniciação Científica Voluntária (ICV) na área de Educação
Médica e Atenção Primária à Saúde (APS). Ex-presidente da Liga Acadêmica
Norte-mineira de Saúde da Família (LANSF) e Bolsista do Programa de
Educação para o Trabalho em Saúde - Vigilância em Saúde (PET-Saúde/VS)

Daniele Mesquita de Brito, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduandas em Medicina pela Universidade Estadual de Montes Claros
(UNIMONTES).

Cândida Maria Alves Soares, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduandas em Medicina pela Universidade Estadual de Montes Claros
(UNIMONTES).

Sarah Martins Souza, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeira. Graduada pela Universidade Estadual de Montes Claros –
UNIMONTES. Membro do Grupo de Pesquisa em Enfermagem e do Núcleo
de Excelência Clínica Aplicada à Atenção Básica da UNIMONTES.

Fabrícia Vieira de Matos, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestrado em Ciências da Saúde. Universidade Estadual de Montes Claros -
UNIMONTES.

Patrícia Helena Costa Mendes, Universidade Estadual de Montes Claros


Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes
Claros -UNIMONTES.

Referências

Nora CRD, Mânica F. Sala de espera uma ferramenta para efetivar a educação em saúde. Revista Saúde e Pesquisa. 2009:2(3):397-402.

Departamento de Atenção Básica, Secretaria de Atenção à Saúde, Ministério da Saúde. Humaniza SUS: Política Nacional de Humanização – A Humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS. Brasília: Departamento de Atenção Básica, Secretaria de Atenção à Saúde, Ministério da Saúde; 2004.

Machado MFAS, Monteiro EMLM, Queiroz DT, Vieira NFC, Barroso MGT. Integralidade, formação de saúde, educação em saúde e as propostas do SUS – Uma revisão conceitual. Ciência e Saúde Coletiva. 2007:2(12):335-42.

Rodrigues D, Santos VE. A Educação em Saúde na Estratégia Saúde da Família: uma revisão bibliográfica das publicações científicas no Brasil. Revista do Instituto de Ciências da Saúde. 2012:28(4):321-4.

Moita FMGSC, Andrade, FCB. Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. Revista Brasileira de Educação. 2009:14(41):269-80.

Branco IMBHP. Prevenção do câncer e educação em saúde: opiniões e perspectivas de enfermagem. Texto & Contexto Enfermagem, 2005:14(2):246-9.

Gomes LB, Merhy EE. Compreendendo a Educação Popular em Saúde: um estudo na literatura brasileira. Caderno de Saúde Pública. 2011:27(1):7-18.

Bonfim, IM, Almeida PC, Araújo AMA. Identificando fatores de risco e as práticas de autocuidado para detecção precoce do câncer de mama em familiares de mastectomizadas. Revista RENE. 2009:10(1):45-52.

Downloads

Publicado

2020-05-23

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)