CORRELAÇÃO ENTRE O TEMPO DE TELA E O TEMPO DE ATIVIDADE FÍSICA NO TEMPO LIVRE EM MULHERES PARTICIPANTES DO PROGRAMA ACADEMIA DA SAÚDE BETIM

Autores

  • Vinícius Coimbra Viana
  • Bárbara Zille de Queiroz

Palavras-chave:

Atividade Física. Exercício Físico. Aptidão Física.

Resumo

A inatividade física (IF) é considerada um dos dez principais fatores de risco de morte em todo planeta, mas apesar do consenso acerca dos benefícios da atividade física (AF), 44,1% dos brasileiros são considerados insuficientemente ativos. Esses valores podem ser influenciados pelo tempo dispendido em uso de telas, já que a literatura aponta tal associação. Sendo assim, o objetivo do estudo foi verificar a correlação entre o tempo diário de tela em casa (TTC) e os minutos semanais de atividades físicas no tempo livre (AFTL) em mulheres participantes do Programa Academia da Saúde de Betim-MG (PAS). A amostra foi composta por 85 mulheres com idades entre 18 e 59 anos, que se matricularam no PAS em 2019. Os minutos semanais de AF foram obtidos através da multiplicação da frequência semanal de prática (dias de prática) pelos minutos diários despedidos com a AFTL. Para a definição do TTC, utilizou-se a soma das horas destinadas ao uso diário e residencial de aparelho celular, televisão e computador. Os dados foram retirados do banco de dados do PAS, que é alimentado pelas avaliações iniciais realizadas para o ingresso nas atividades do programa. O projeto foi aprovado pelo CEP Betim (CAAE:16804619.0.0000.5651). Foi realizada análise descritiva das variáveis e análise de correlação através do coeficiente de Spearman (p≤0,05). A média de idade foi de 40,29 (± 11,3) anos. O tempo semanal médio em AFTL foi de 95 (±129,5) minutos, e o TDTC apresentou média de 2h e 55min/dia (± 2,28). A prática de AFTL foi reportada por 43,4% da amostra, enquanto 56,6% não relatou esse comportamento. Foi identificada correlação inversa entre TTC e AFTL. Quanto maior foi o TTC, menores foram os minutos despendidos semanalmente com AFTL (p=0,03, r=-0,24). Os resultados apresentados trazem perspectivas importantes para a construção de estratégias de estímulo à prática regular de AFTL. Uma dessas estratégias pode ser a redução do TTC associado a ações de promoção da AFTL.

Palavras-Chave: Atividade Física. Exercício Físico. Aptidão Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-12-10

Como Citar

COIMBRA VIANA, V. .; ZILLE DE QUEIROZ, B. . CORRELAÇÃO ENTRE O TEMPO DE TELA E O TEMPO DE ATIVIDADE FÍSICA NO TEMPO LIVRE EM MULHERES PARTICIPANTES DO PROGRAMA ACADEMIA DA SAÚDE BETIM. RENEF, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 25, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/3570. Acesso em: 18 abr. 2024.